Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa
20 novidades técnicas e 48 menções

EIMA 2024: Uma chuva de novidades premiadas

08/10/2024

O Concurso de Novidades EIMA 2024 (Bolonha, 6-10 de novembro) reconhece cerca de vinte trabalhos como ‘Novidades Técnicas’ e perto de cinquenta recebem uma ‘Menção’.

Imagen

O concurso constitui uma oportunidade para refletir sobre como apoiar a investigação. A inovação deve ser vista como um desafio ‘sistémico’ que envolve indústrias, organismos públicos, organizações profissionais e centros de ensino e formação.

O setor das máquinas agrícolas é um dos mais ativos no desenvolvimento de novas tecnologias. Nas últimas cinco edições do concurso EIMA, desde 2014, foram recebidas mais de 680 candidaturas, das quais 132 foram reconhecidas pela sua ‘Inovação Técnica’ e outras 260 receberam ‘Menções Honrosas Técnicas’.

Novidades técnicas

Imagen

ALPEGO. Grade elétrica. É alimentada por uma corrente contínua de 700 V proveniente do veículo trator. Existem cinco motores elétricos, cada um dos quais aciona uma engrenagem de entrada. Os rotores são ligados cinematicamente uns aos outros por uma série de engrenagens, como nas grades tradicionais. As entradas dos cinco motores elétricos são então controladas eletronicamente para fornecer exatamente os parâmetros de trabalho necessários, independentemente da carga sobre as engrenagens individuais.

Imagen

ANNOVI ALDO. Pinça para fardos de feno. A pinça pode ser montada na frente ou na traseira do trator. O trator não precisa de parar, basta abrandar para carregar o fardo. A pinça pode transportar dois fardos ao mesmo tempo. Evita as manobras típicas necessárias, por exemplo, no caso das forquilhas para fardos.

Imagen

ARAG. Orion Pro. Sistema integrado de regulação e medição da quantidade real de produto pulverizado pelos distribuidores de fertilizantes líquidos.

Imagen

TRATORES ARGO. McCormick Hyper SafetyView. Sistema de visão artificial para tratores agrícolas para evitar colisões e facilitar o engate de alfaias.

Imagen

BCS. Cultivador rotativo elétrico. Os motores elétricos, um que acciona as rodas e outro que acciona a tomada de força, substituem o motor de combustão interna.

Imagen

CAFFINI. Pulverizador de arrasto. O pulverizador é totalmente elétrico e tem oito ventiladores, cada um equipado com dois bicos PWM. Possui também um sistema de visão artificial com IA e comunica com o trator através do protocolo ISOBUS.

Imagen

CASE IH. Quadtrac. Solução de lagartas totalmente suspensas em tratores articulados de potência muito elevada, graças a uma solução de amortecimento mecânico-hidráulico.

Imagen

NEW HOLLAND T4 F/N/V. Sistema de condução avançado. Sistema integrado que utiliza a tecnologia de visão LiDAR em vez do GPS para gerir a orientação em linha, as curvas nas cabeceiras e o controlo de implementos baseado na perceção.

Imagen

DE MASI INDUSTRIE MECCANICHE. Caixa de energia. Sistema hidráulico alimentado por bateria para melhorar o desempenho hidráulico de uma máquina em funcionamento.

Imagen

DIECI. Fixação rápida. Sistema Fast Attach para acessórios de elevação telescópicos. Em comparação com outros sistemas de engate rápido existentes no mercado, esta é a única solução que combina mecânica, hidráulica e eletronicamente o acessório com o elevador telescópico, enquanto o operador gere toda a sequência a partir da cabina.

Imagen

INFACO. Dses Contactless. Tesoura de poda e luva com dispositivo de transmissão e receção de campos eletromagnéticos de alta frequência para evitar o risco de cortes.

Imagen

KUHN ITÁLIA. Grade de discos independente. A grade está equipada com um controlo eletrónico, baseado no protocolo ISOBUS, que permite uma profundidade de trabalho uniforme em toda a largura e um alinhamento preciso com o trator, mesmo em trabalhos em declive. Permite também a elevação e o abaixamento automático nas cabeceiras.

Imagen

KUHN ITÁLIA. Enfardadeira de fardos redondos de câmara variável. A enfardadeira está equipada, entre outras caraterísticas, com o controlador de tarefas ISOBUS GEOlocation e o controlador de tarefas de controlo de secção. A primeira funcionalidade permite que a enfardadeira de fardos redondos adicione dados de geolocalização a outros dados de produtividade recolhidos no campo, tais como tamanho e peso do fardo, humidade e outros. A segunda funcionalidade automatiza sequências, tais como levantar a pick-up na cabeceira e efetuar todas as operações para desobstruir um bloqueio.

Imagen

KUBOTA BV6160/6190 com TIM Pack 2.0. Enfardadeira de fardos redondos de câmara variável. Possui a funcionalidade ISOBUS TIM (Trator Implement Management). Em comparação com soluções semelhantes, a enfardadeira pode corrigir automaticamente o alinhamento da barra de tração para obter a forma ideal do fardo. Além disso, o sistema pode gerir automaticamente os bloqueios no fluxo da colheita e evitar a queda da enfardadeira num declive.

Imagen

MASCHIO GASPARDO. Grade elétrica Jumbo X. A largura de trabalho, de até 10 m, é obtida graças a elementos rebatíveis e telescópicos, o que aumenta a produtividade.

Imagen

OCLL. Pulverizador de arrasto. Está equipado com ventiladores/transportadores com tecnologia de fluxo de ar laminar que tira partido do efeito Coanda, sem pás, para reproduzir as vantagens de um pulverizador de túnel, mas com estruturas muito mais leves e simples.

Imagen

ROTER ITALIA. Robô agrícola. O robô foi concebido para transportar até três equipamentos de mobilização do solo, com o objetivo de maximizar a eficiência, especialmente para o setor hortícola.

Imagen

SDF ITÁLIA. Trator inteligente para vinhas. O trator é capaz de conduzir autonomamente, sem operador a bordo, através de uma vinha ou de um pomar. Foi concebido como um veículo sensor que, além das tarefas de condução autónoma, pode recolher dados para utilização com ferramentas.

Imagen

TECOMEC. Afiador de correntes para motosserras MJ10.8. Afiador de motosserras portátil alimentado por bateria com barra magnética de fixação.

Imagen

ZANON. Taco Lazer. Agitador de azeitonas elétrico, com bateria, equipado com um sensor capaz de detetar folhas e ramos à frente das canas. O sensor deteta as folhas e os ramos, permitindo que o sacudidor passe automaticamente da velocidade mínima para a velocidade de trabalho e vice-versa. À medida que o agitador se aproxima das folhas, a velocidade aumenta; à medida que se afasta das folhas, a velocidade é reduzida.

ID David, mais um ano entre as Menções

Além das Novidades Técnicas, na categoria ‘Segnalazioni’ (Menções) foram atribuídos 48 prémios em âmbitos muito distintos do mundo dos equipamentos agrícolas expostos na EIMA 2024. Entre eles, foi atribuído, pelo quarto ano consecutivo, ao fabricante murciano ID David, desta vez pelo sistema de deteção sensível e auto-regulável concebido para intercepções Smart-Sense.

foto

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    16/10/2024

  • Newsletter Agriterra

    09/10/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial