Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa
A marca apresentou dois novos projetos para culturas de elevado valor

John Deere celebra o segundo aniversário do Centro de Inovação

07/10/2024

A John Deere celebrou o segundo aniversário do seu Centro de Inovação em Parla, com um evento que contou com a presença de cerca de 80 personalidades provenientes de grandes empresas de culturas de elevado valor em Espanha e Portugal.

O ministro da agricultura espanhol, Luis Planas...

O ministro da agricultura espanhol, Luis Planas, e outras autoridades foram ao terreno para visitar as empresas que participam no Centro de Inovação e nos seus projetos de investigação.

A John Deere quis dar a conhecer o trabalho realizado no seu Centro de Inovação para culturas de alto valor, que lançou em 2022, nas suas instalações em Parla (Madrid). Para isso, organizou um evento, que contou com a presença de Luis Planas, ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação (MAPA) espanhol; Isabel Bombal, diretora-geral de desenvolvimento rural, inovação e formação agroalimentar do MAPA; Ramón Jurado, presidente da Câmara Municipal de Parla, e John Coronado, conselheiro para os assuntos comerciais da Embaixada dos EUA em Espanha.

Mais de 80 profissionais assistiram a vários painéis com especialistas que abordaram os principais desafios que o setor agrícola enfrenta em termos de custos de produção e novas medidas regulamentares, bem como a disponibilidade de água e a escassez de mão de obra profissional. Além disso ficaram a conhecer em primeira mão as realizações do polo de inovação nos últimos dois anos, com uma visita dividida em estações em que se explicou os desenvolvimentos em curso.

Ernesto Flaquer, diretor-geral de vendas da John Deere Ibérica; Jaime Muguiro, diretor comercial da John Deere Ibérica; Ramón Jurado...
Ernesto Flaquer, diretor-geral de vendas da John Deere Ibérica; Jaime Muguiro, diretor comercial da John Deere Ibérica; Ramón Jurado, presidente da Câmara Municipal de Parla; Jason Brantley, vice-presidente global de sistemas de produção, agricultura média e espaços verdes da John Deere; Luis Planas, ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação; Isabel Bombal, diretora-geral de desenvolvimento rural, inovação e formação agroalimentar; Eduardo Martínez de Ubago, diretor de negócios da John Deere Ibérica; José Manuel Palacios, diretor da Escola de Engenharia Agrícola, Alimentar e de Biossistemas da Universidade Politécnica de Madrid (UPM); Julien Le Vely, diretor de sistemas de produção, culturas de alto valor e pequenos campos; e John Coronado, conselheiro para os assuntos comerciais da Embaixada dos EUA em Espanha.

O Centro de Inovação já acolhe 10 projetos de melhoria do rendimento das culturas de elevado valor. Oito deles são iniciativas de empreendedorismo, como o 'Atlas' (proposto pela SpherAg em conjunto com a Azud e a Metos), que utiliza a Internet das Coisas (IoT) para controlar e aperfeiçoar a irrigação das culturas com base nas condições meteorológicas e nas necessidades hídricas de cada cultura, ou o 'Demeter' (Abastores e John Deere), um 'marketplace' que oferece preços de mercado atualizados para grandes culturas (milho, trigo, cevada, aveia...), de forma a resolver o desafio enfrentado por alguns agricultores para vender os seus produtos rapidamente.

Os outros dois são projetos de investigação académica coordenados por estudantes de doutoramento e docentes da Escola Superior de Engenharia Agrícola, Alimentar e de Biossistemas (ETSIAAB) da UPM. Um deles estuda a fertilização de precisão baseada em mapas de solos em olivais, o outro centra-se na medição do impacto a longo prazo da poda mínima em vinhas.

Dois novos projetos

Os novos projetos são iniciativas de colaboração que integram a visão inovadora de uma startup com o know-how de uma empresa líder no setor agrícola para aumentar o valor acrescentado dos sistemas de produção de culturas lenhosas.

  • Smart Apply. O projeto da Smart Apply, uma empresa americana adquirida pela John Deere em 2023, melhora a precisão e o desempenho dos atomizadores utilizados na pulverização de culturas lenhosas como a vinha, a oliveira e as árvores de fruto. Utiliza a tecnologia LiDAR (Light Detection and Ranging) para reconhecer o volume de folhas de cada árvore/vinha e ajustar o volume exato de produto químico necessário. Isto reduz os fatores de produção até 50% e, por conseguinte, os custos associados à compra destes produtos, aumentando simultaneamente a rentabilidade da cultura e minimizando o seu impacto no ambiente;
  • Icarus. Este projeto visa melhorar a gestão da fertilização e da bioestimulação das culturas, combinando as capacidades analíticas da startup andaluza Graniot e os conhecimentos em nutrição vegetal da Yara, empresa mentora da iniciativa e referência na produção de fertilizantes e bioestimulantes, com o know-how para criar um mapa com uma dose individualizada por árvore compatível com a tecnologia da John Deere e da Teyme. A Graniot é responsável por fornecer antecipadamente parâmetros sobre o estado e o tamanho de cada árvore da cultura, graças ao tratamento de imagens de satélite de altíssima resolução. Esta informação valiosa, juntamente com as recomendações da Yara, visa otimizar as doses e aumentar a eficiência no fornecimento de nutrientes ao olival.
As demonstrações de campo foram divididas em estações de trabalho

As demonstrações de campo foram divididas em estações de trabalho.

Avaliações dos protagonistas

Luis Planas, ministro da Agricultura espanhol

“O trabalho conjunto de inovação e transferência de tecnologia para o setor primário que se realiza no Centro de Inovação John Deere Parla é essencial para preservar e melhorar a posição de Espanha na produção agroalimentar mundial. É um magnífico instrumento para construir um sistema agroalimentar mais sustentável, produtivo e rentável”.

Javier Fernández, diretor do Centro de Inovação

“O setor agrícola está a atravessar um momento de mudança que requer inovações para resolver o desafio de combinar a sustentabilidade com a segurança alimentar. Perante este desafio, todos nós que colaboramos no Centro de Inovação estamos firmemente empenhados em continuar a progredir na atividade agrícola para um campo mais produtivo, eficiente e sustentável”.

Eduardo Martínez de Ubago (John Deere)

“Foi criado com a vocação de se tornar um ecossistema único de inovação aberta no qual convergem empresas líderes do setor, universidades e startups. Dois anos depois, estamos orgulhosos de apresentar projetos colaborativos que vão diretamente à raiz dos principais desafios do setor: escassez de mão de obra, custos de produção, gestão da água... A tecnologia é, sem dúvida, a resposta que permite enfrentar estes desafios de forma sustentável... e também de forma rentável”.

David Mayol (Concessionário Avanterra)

“Ter o Centro de Inovação em Espanha facilita-nos a transferência de soluções para os nossos clientes que, de outra forma, seriam mais complicadas. Também nos permite estar perto de onde a inovação é gerada e dos parceiros John Deere que participam. É um ecossistema onde todos aprendemos. Há muita inovação e, por vezes, está demasiado à frente da procura do agricultor”.

Ferrán Iturbe (Teyme)

“O balanço destes dois anos é muito positivo. O que era uma ideia no início é agora uma realidade. Estamos em contacto com outras empresas, partilhamos problemas e soluções, interagimos com start-ups que são muitas vezes mais ágeis em questões tecnológicas. É uma colaboração aberta, muito sincera, honesta, sem procurar a rentabilidade a curto prazo”.

Durante o evento, as várias empresas parceiras expuseram os seus produtos e soluções

Durante o evento, as várias empresas parceiras expuseram os seus produtos e soluções.

Luis Alberto Gordo (Ris Iberia - SpherAg)

"Somos o distribuidor e comercializador dos produtos. Dentro do Centro de Inovação estão a SpherAg, a Metos Iberia e a Azud, que participam no projeto Atlas na procura de uma maior eficiência na rega e fertilização com ferramentas digitais e uma plataforma na nuvem. Darmo-nos a conhecer a uma empresa como a John Deere foi fundamental e parte do desenvolvimento que tivemos em Espanha foi graças a isso.

Carlos García e Rubén Orihuela (Abastores)

“Para uma empresa que está a começar, como a nossa, dá-nos a oportunidade de ampliar a nossa carteira de contactos a diferentes níveis, transmitindo uma imagem muito boa. Nestes dois primeiros anos, superámos as nossas expectativas desde que participámos no primeiro programa de inovação”.

Constantino Valero (Professor da UPM)

“O nosso acordo com a John Deere é uma oportunidade vital para colaborar com o setor a um nível que muitas vezes não podemos ter a partir da Universidade. Significa estar em contacto com as empresas, com os agricultores e conhecer em primeira mão as suas necessidades para adaptar a formação. Permite-nos também participar em projetos de investigação. O Mestrado em Agricultura de Precisão que a nossa Escola lançou há dois anos é um exemplo claro de como estamos empenhados em modernizar a formação em novas tecnologias aplicadas ao setor agrícola”.

Conhecimento partilhado

O Centro de Inovação John Deere Parla conta com nove empresas especializadas no sistema de produção de culturas permanentes (AGQ Labs, Agromillora, Azud, BASF, Industrias David, John Deere, Metos, Teyme e Yara) e com as propostas únicas de nove startups (Abastores, Auravant, Biome Makers, Eden Library, FarmLabs, Graniot, Guss, Smart Apply e SpherAg). Além disso, a Universidade Politécnica de Madrid (UPM) está a participar e conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Parla.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    16/10/2024

  • Newsletter Agriterra

    09/10/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial