A nova gama de tratores T5 Dual Command da New Holland foi apresentada publicamente ao público em geral na feira Sommet de l' Élevage 2024, em França (1 a 4 de outubro de 2024). A gama que inclui cinco modelos de 80-117 CV, todos equipados com motores FPT F36 de 3,6 litros e quatro cilindros, ganhou um novo visual e novas funcionalidades, com uma série de atualizações concebidas para melhorar a produtividade e o conforto do operador.
T5 Dual Command: o mais recente estilo New Holland.
O renovado T5 Dual Command vem com uma oferta de pneus traseiros mais ampla e uma escolha de eixos dianteiros - uma unidade standard para trabalhos mais leves e aplicações estreitas, ou um novo eixo HD para tratores que se espera que realizem trabalhos pesados com carregadores e tarefas intensivas no campo. Além disso, a opção de eixo dianteiro SuperSteer, exclusiva da New Holland, apresenta um ângulo de direção de 76° para melhorar ainda mais a manobrabilidade e a produtividade em curvas apertadas nas cabeceiras, em campos pequenos e em quintais. A distância entre eixos de 2,35 m combina esta capacidade de manobra com a estabilidade.
Os tratores equipados com o eixo dianteiro de série beneficiam de um aumento de 20% na capacidade de direção sob carga para curvas mais rápidas, enquanto um eixo HD mais robusto aumenta o peso bruto admissível do veículo para 7 mil quilos. Quando equipados com pneus traseiros de 38 polegadas, os tratores T5 combinam uma elevada distância ao solo de 480 mm e uma baixa altura total inferior a 2,67 m, minimizando o risco de danos nas culturas e maximizando a acessibilidade aos edifícios.
Os modelos T5 Dual Command também ganham um aumento da capacidade de elevação traseira de 7% para 4.700 kg, enquanto uma nova bomba hidráulica de 82 l/min fornece 30% mais fluxo hidráulico, para um rápido engate da cabeceira do implemento e tempos de ciclo rápidos do carregador.
Maior capacidade hidráulica, nova opção de eixo dianteiro, carregadores montados de fábrica, funcionalidades completas de conetividade e orientação.
A transmissão nos novos modelos T5 DualCommand é a já estabelecida unidade Dual Command 24F/24R, com quatro velocidades, três gamas e uma powershift de duas velocidades, mais inversor eletrónico.
Um novo bloqueio automático do diferencial e o engate automático da tração às quatro rodas nos modelos T5 Dual Command simplificam as curvas nas cabeceiras, enquanto uma nova TDF frontal de disco húmido, isenta de manutenção, mais silenciosa e fácil de engatar proporciona mais conforto e versatilidade.
Exteriormente, os novos tratores T5 apresentam um estilo renovado, com novas grelhas frontais e laterais e novos decalques a condizer com os de outras máquinas New Holland recentemente atualizadas. Um novo escape em forma de U assegura uma visão frontal desimpedida, enquanto os faróis e luzes de trabalho melhorados com um pacote de luzes LED opcional melhoram a visão e a segurança no campo e na estrada, e existem novas luzes LED de “assinatura”.
Os tratores T5 Dual Command beneficiam da suspensão mecânica da cabina Comfort Ride, para uma condução mais suave no campo e na estrada. Estes modelos também incluem um novo painel de instrumentos digital com um design revisto que facilita a leitura da informação.
Com o aumento da procura, por parte dos proprietários de tratores utilitários, dos mesmos padrões de tecnologia de agricultura de precisão estabelecidos nos modelos de maior potência, os novos modelos T5 Dual Command podem ser equipados com telemática e um conjunto completo de tecnologias de agricultura de precisão, incluindo a orientação automática, o terminal de ecrã tátil IntelliView 12 e a ligação de alfaias ISOBUS Classe 2. A monitorização da máquina com dados em tempo real - incluindo a localização exacta e o estado de funcionamento -, bem como a visualização remota dos ecrãs na cabina e a visualização das camadas de dados agronómicos podem ser geridas para várias gamas de máquinas através da plataforma FieldOps da New Holland, disponível em todo o mundo.
As primeiras unidades do novo T5 Dual Command chegarão aos concessionários da New Holland em finais de 2024.