Cáceres, Espanha, recebe nos dias 18 e 19 de setembro o IV Congresso Ibérico Agropecuário e Florestal, numa organização conjunta de ambos os países.
O objetivo do IV Congresso Ibérico Agropecuário e Florestal é continuar a construir “pontes” entre Portugal e Espanha e identificar pontos comuns em que os dois países possam concertar posições face às políticas europeias.
O IV Congresso Ibérico Agropecuário, uma organização conjunta da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e da Associação Espanhola de Jovens Agricultores (ASAJA), realiza-se nos dias 18 e 19 de setembro no Complejo Cultural San Francisco, em Cáceres, Espanha.
Este congresso reúne personalidades da esfera pública e privada portuguesa e espanhola em dois dias de partilha de conhecimento e discussão sobre o setor agroflorestal ibérico, com o intuito de identificar temas em que Portugal e Espanha podem e devem concertar posições comunitárias – e, assim, ter uma voz mais audível em Bruxelas, à semelhança do que acontece noutras regiões da Europa, em que vários países com interesses e contexto semelhantes falam a uma só voz.
A gestão e armazenamento de água, a preservação do montado, assim como a pecuária extensiva enquanto fator de mitigação das alterações climáticas são alguns dos temas em destaque no programa do IV Congresso Ibérico Agropecuário – e em que Portugal e Espanha podem encontrar estratégias conjuntas para a melhor defesa do setor agroflorestal a nível europeu.
O ministro da agricultura português, José Manuel Fernandes, a secretária de Estado da Agricultura e Alimentação de Espanha, Begoña García Bernal, e o presidente da CAP, Álvaro Mendonça e Moura, são algumas das personalidades com presença nesta conferência.
O programa completo do IV Congresso Ibérico está disponível neste link, através do qual poderá igualmente acompanhar o evento em live streaming.