A revista técnica agrícola Olint organiza a conferência “Como multiplicar a rentabilidade das suas terras secas”, que terá lugar no dia 19 de setembro na FEVAL de Don Benito (Badajoz). O evento vai mostrar as melhores alternativas e culturas para obter maiores rendimentos dos cultivos, pela mão de grandes especialistas e profissionais do setor.
O futuro da agricultura pertencerá àqueles que conseguirem garantir a rentabilidade económica e social das culturas de forma sustentável. Devido à escassez de água, um cenário cada vez mais comum no nosso território, as terras de sequeiro tornaram-se o centro das atenções daqueles que estão determinados a apostar no futuro do setor.
Esta é uma grande oportunidade para valorizar as terras secas e descobrir o grande potencial que elas encerram não só no presente, mas também num futuro que se torna cada vez mais limitativo para os agricultores. Saber tirar o máximo partido de todos os recursos disponíveis nas terras secas é a única forma de evitar ficar para trás.
Neste contexto, a conferência terá lugar em um momento chave para a agricultura regional, após várias épocas com irrigação limitada e aumento dos custos de cultivo que colocaram o foco tanto na sustentabilidade agrícola como na necessária procura de alternativas rentáveis para as terras secas.
Com a colaboração da Agromillora, FEVAL, Santander Agro e da revista Caudal de Extremadura, o colóquio conta, na sessão de abertura, com as presenças de María Fernanda Sánchez Rodríguez, presidente da Câmara Municipal de Don Benito; Justiniano Cortés, diretor territorial do Banco Santander Extremadura; Chris Oates, diretor geral da Agromillora e Mercedes Morán, ministra regional da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável - Junta de Extremadura.
A primeira apresentação será feita por Héctor Rodríguez, diretor de agronegócios da CBRE Espanha, sobre “Qual é o valor atual das nossas terras secas: valor, rentabilidade e perspetivas futuras”. Seguir-se-á Juan Manuel Pérez, investigador responsável pela olivicultura no CICYTEX, para analisar “Novas oportunidades: culturas alternativas para as explorações de sequeiro”.
Seguir-se-á uma apresentação de Stefano Visalli, CEO da Oxy Capital Itália, sobre “Agrovoltaics: energia solar e agricultura: um binómio rentável”, explicando o projeto da Oxy Capital e como os painéis solares e as culturas podem convergir no mesmo terreno. De seguida, Dimas Antúnez, GFO da Bolschare, uma das maiores empresas espanholas de gestão agrícola com presença na Comunidade da Extremadura, fará uma apresentação sobre “como aumentar a rentabilidade dos seus terrenos secos através da sustentabilidade”.
Finalmente, para encerrar o dia, terá lugar uma mesa redonda apresentada por Pablo Rodríguez Pinilla, agrónomo e diretor da Onda Agraria, com casos práticos de sucesso em diferentes culturas, como olivais em sebe, amendoeiras e vinhas, por especialistas como Brígido Chambra, CEO da Chambra Agraria; José María Cabrera, diretor de operações do Cortijo La Reina; Pedro Sopena, proprietário da Finca Corona-Canchal, e Fernando Toribio, gerente da Viña Puebla.
Mais informações e inscrições:
https://media.agromillora.com/es/rentabilidad-secanos