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Conheça as novidades de 2025, incluindo a renovada Série 6M

Novidades da John Deere: Sensações no campo

Ángel Pérez06/09/2024

A John Deere informou a imprensa internacional acerca das suas principais novidades para a próxima campanha, através de um evento chamado Summer Field Camp, organizado nos primeiros dias de agosto no Gutshof Unterbessenbach (Alemanha).

A agricultura de precisão, no centro da apresentação de todas as máquinas

A agricultura de precisão, no centro da apresentação de todas as máquinas.

Algumas das novidades foram adiantadas na Agritechnica 2023, outras durante a primeira metade deste ano de 2024. No entanto, foi apenas nos primeiros dias de agosto que a John Deere nos deu a oportunidade de ter uma primeira impressão em relação ao seu comportamento no terreno.

A apresentação foi feita durante o Summer Field Camp, um evento que contou com a presença de várias dezenas de representantes da imprensa técnica europeia, incluindo a Interempresas. Havia muita expetativa uma vez que, em alguns casos, trata-se da evolução de modelos cujos antecessores são bastante reconhecidos no mercado, com destaque para os 6M, uma gama de sucesso que lidera o segmento de tratores de 100 a 149 CV na Europa desde 2020.

6M: Exemplo de evolução

Em termos de vendas de tratores, a Série 6M não lidera apenas no “velho continente”. Há vários anos que é líder na Península Ibérica. Em 2023, as “estrelas” eram, por esta ordem, o 6120M e o 6155M.

Num cenário tão positivo, introduzir mudanças não é fácil. No entanto, o mercado avança, a evolução tecnológica não para e a John Deere responde ao desafio de melhorar um dos seus produtos mais emblemáticos com uma oferta que passa a incluir 17 modelos (105-281 CV), motores de 4 e 6 cilindros (todos com gestão inteligente de potência, IPM) e vários tipos de transmissões e chassis.

Os novos 6M já se destacam à primeira vista, uma vez que o seu design exterior chama a atenção com uma estética renovada alinhada com outros “irmãos” da marca. Assim, são evidentes as diferenças estabelecidas pelas diversas possibilidades de chassis e, com elas, as distâncias entre eixos (de 2,4 a 2,9 m).

É possível observar as diferenças de estrutura e dimensões entre os modelos da Série 6M

É possível observar as diferenças de estrutura e dimensões entre os modelos da Série 6M.

A John Deere disponibilizou à imprensa até seis modelos desta série, que conta com um total de 17. Começamos com os comandos do 6M 155, que escolhemos por ser o único com transmissão mecânica PowrQuad Plus que, sem dúvida, permite um manuseamento mais suave do trator. As mudanças são quase impercetíveis nos botões do joystick e o impacto dos saltos em grupo também foi melhorado.

Este modelo incorpora um motor de 6 cilindros, com uma potência máxima de 171 CV (182 com gestão inteligente) e, embora um percurso circular de pouco mais de 1 km não permita tirar conclusões, a primeira impressão é que esta é uma alternativa com a qual a John Deere pode tornar-se ainda mais forte nesta gama de potência. Não possuía implementos conectados, mas o nível de conforto da posição de condução é elevado, com ampla visibilidade frontal e lateral.

Os comandos para o 6M 155 possuem transmissão mecânica PowrQuad Plus (esquerda) e os do 6M 240 possuem transmissão contínua AutoPowr...

Os comandos para o 6M 155 possuem transmissão mecânica PowrQuad Plus (esquerda) e os do 6M 240 possuem transmissão contínua AutoPowr.

Do 6M 155 passamos para o 6M 240, um modelo com um visual claramente diferente, com uma distância entre eixos de 2,8 m, um motor também de 6 cilindros com potência máxima de 264 CV (270 com IPM). A cabina é igual para toda a Série 6M, embora neste caso, ao incorporar a transmissão contínua AutoPowr (já disponível em toda a gama, anteriormente apenas nos modelos de 4 cilindros), o controlo seja obviamente muito mais confortável e simples para o condutor.

Apesar de não nos ser possível realizar trabalhos com o TDF, havia a possibilidade de fazer um pequeno percurso numa estrada pavimentada, onde aceleramos o trator até aos 39 km/h (pode chegar aos 50 km/h, mas não tínhamos espaço para tal) sem afetar a estabilidade, graças aos diferentes sistemas de suspensão, especialmente no eixo dianteiro. Dependerá da quantidade e do tipo de culturas a trabalhar, bem como das horas passadas noutras tarefas, especialmente no transporte. No entanto, com este modelo, a John Deere oferece uma variante ajustada para quem não precisa de um trator mais robusto, mas precisa de funcionalidades bastante específicas.

Alguns modelos da Série 6M são adequados para trabalhar com pá carregadora frontal

Alguns modelos da Série 6M são adequados para trabalhar com pá carregadora frontal.

Por fim, queríamos comprovar a versatilidade da nova Série 6M em trabalhos com pá carregadora frontal, neste caso com a 623R também da John Deere, montada num 6M 150, com motor de 4 cilindros e 165 CV (177 CV com IPM). Logicamente, se se realizar esse tipo de tarefas com frequência, um modelo mais compacto é o ideal que, neste, caso oferece uma distância entre eixos de 2,58 m.

A cabina, semelhante à dos seus “irmãos”, acrescenta como uma novidade destacada – e quase essencial – o teto panorâmico para expandir a visibilidade no trabalho de elevação com a pá carregadora. O manuseamento é feito a partir de um pequeno joystick localizado de forma ergonómica, que também inclui um botão para o inversor.

Durante alguns minutos, familiarizamo-nos com o veículo e evitamos movimentos bruscos nos testes de carga e descarga de lascas. Não nos atrevemos a opinar porque teríamos precisado de mais tempo para agir, mesmo com outros tipos de implementos. Também não tivemos a oportunidade de verificar o processo de montagem na parte frontal do trator.

Ceifeiras-debulhadoras

A John Deere renova totalmente a sua oferta de ceifeiras-debulhadoras para a campanha de 2025. Destaca-se a adoção da plataforma tecnológica da série X9 para toda a gama (T e S), que inclui arquitetura eletrónica, processadores, etc. A cabina é igual para todas as séries.

O modelo especial S7 comemora as 150 000 ceifeiras-debulhadoras fabricadas na fábrica alemã de Zweibrücken

O modelo especial S7 comemora as 150 000 ceifeiras-debulhadoras fabricadas na fábrica alemã de Zweibrücken.

As novas S7 equipadas com motores JDX de última geração. O JD9X de 9 litros alimenta o modelo S7 700, enquanto o JD14X de 13,6 litros impulsiona os modelos S7 800, S7 850 e S7 900. Com o HarvestMotion, atinge a potência máxima a rotações reduzidas de 2000 rpm.

Apresenta-se como a ceifeira-debulhadora digital, uma vez que oferece pacotes tecnológicos opcionais que incluem soluções de automatização, como os cinco ajustes internos durante a colheita com base na perda de grãos, na materiais estranhos e limites de grãos rompidos. Outra novidade da S7 é a automatização preditiva de velocidade de avanço, que deteta a cultura através de várias fontes, incluindo mapas de biomassa por satélite e informações em tempo real da câmara de automatização. A ceifeira-debulhadora utiliza estas informações em tempo real da câmara para detetar a altura da cultura ou a cultura tombada e ajustar a velocidade de avanço.

Opções de compensação de declives laterais, com compensação básica de até 7% de inclinação

Opções de compensação de declives laterais, com compensação básica de até 7% de inclinação.

Por outro lado, as novas T5 e T6, com 5 e 6 sacudidores, respetivamente, abrangem oito modelos, desde o motor de 6,8 litros com potência máxima de 305 CV no modelo T5 400 até ao potente motor JD9X de 9 litros com 466 CV no modelo principal T6 800.

Posição de condução do T6 700, onde estão integrados os pacotes Precision Ag Technology, incluindo o recetor StarFire 7500...

Posição de condução do T6 700, onde estão integrados os pacotes Precision Ag Technology, incluindo o recetor StarFire 7500, o ecrã G5Plus CommandCenter e a conectividade JDLink.

Tivemos precisamente a oportunidade de acompanhar o trabalho de colheita do modelo T6 700 na cabina durante 10 minutos, que atinge os 421 CV com capacidade da tremonha para grãos de 13 300 litros. Com um técnico da John Deere nos comandos da máquina – algo lógico para preservar a qualidade do trabalho na presença de tantas pessoas externas na quinta – o trabalho foi feito de forma correta, com todos os dados registados e controlados a partir do terminal G5Plus CommandCenter. Observamos que o alimentador de culturas, projetado com a mesma largura do resto do canal para culturas (1,67 m), elimina as restrições de fluxo em toda a ceifeira-debulhadora.

Pulverização

Num terreno um pouco distante do núcleo central onde ocorreu o evento, a John Deere organizou a estação específica para o cuidado das culturas.

Pulverizador autopropulsionado 332M com manga que distribui o fluxo de ar em cada um dos bocais de aplicação

Pulverizador autopropulsionado 332M com manga que distribui o fluxo de ar em cada um dos bocais de aplicação.

Apresentou a gama de pulverizadores autopropulsionados de 300M, constituída por dois modelos (332M e 340M) de 175 CV e 225 CV, com capacidades de 3200 e 4000 litros, respetivamente. O primeiro contém uma barra de 24 - 28 m de largura e um raio de viragem de 3,8 metros, enquanto no caso do segundo atinge até 36 m com raio de viragem de 4,2 m.

Nos comandos do pulverizador autopropulsionado 332M

Nos comandos do pulverizador autopropulsionado 332M.

A partir do interior da cabina – localizada na parte dianteira do corpo da máquina – é possível ver as dimensões compactas que a tornam uma solução para explorações com acessos complicados. Além disso, incorpora a tecnologia de agricultura de precisão da John Deere com sistemas avançados de controlo de pulverização, como o PowrSpray, que elimina a dosagem excessiva ou insuficiente e, em aplicações de dose variável, o ajuste é praticamente instantâneo. É ainda mais eficiente em combinação com o TerrainCommandPro e o controlo individual dos bocais.

Com o See & Spray, é montada uma câmara para cada metro de largura de trabalho, que captura as plantas verdes...

Com o See & Spray, é montada uma câmara para cada metro de largura de trabalho, que captura as plantas verdes. Os processadores ocupam-se das imagens e os bocais são ativados individualmente para tratamento pontual.

Além disso, a tecnologia See & Spray não pode faltar. Foi instalada num pulverizador de arrasto 932Ri e o seu sucesso na aplicação é comparável ao da pulverização manual, mas com uma poupança de até dois terços do consumo, de acordo com a marca.

A See & Spray utiliza sistemas para detetar diferenças de cor no campo. As câmaras e outros componentes de hardware estão integrados diretamente na barra de pulverização ou no chassis da máquina. Nos tempos atuais, onde a poupança de custos e os critérios de sustentabilidade exigentes são dominantes na tomada de decisões por parte dos agricultores, esta solução da John Deere parece ter um longo caminho a percorrer. Obviamente, é necessário o sistema PowrSpray, barras de pulverização com recirculação de pressão, TerrainCommand Pro, controlo individual de bocais, JDLink, monitor Gen4 e recetor StarFire 7000.

Pacote de atualização e acesso à tecnologia de agricultura de precisão

A John Deere apresenta um “Pacote essencial de agricultura de precisão”, que oferece uma forma mais acessível e flexível para que cada tipo de operação agrícola utilize a tecnologia mais recente da marca. Esta solução inclui componentes de hardware e a opção entre duas licenças de funções com base no tempo.

O pacote permite que a frota de máquinas seja atualizada, independentemente da marca ou idade do equipamento, e é incorporado no John Deere Operations Center, um sistema de gestão de propriedades e máquinas baseado na nuvem.

De acordo com a John Deere, os baixos custos iniciais e o modelo de licenciamento anual permitem a máxima flexibilidade, uma vez que os utilizadores podem continuar, suspender ou encerrar a sua aplicação de agricultura de precisão após um ano, para que paguem apenas pelo que o negócio precisa. Existem duas licenças anuais:

O custo de aquisição do pacote “Essentials” é reduzido para um terço e o agricultor pode contratar o tipo de licença de utilização de que necessita à...

O custo de aquisição do pacote “Essentials” é reduzido para um terço e o agricultor pode contratar o tipo de licença de utilização de que necessita à medida que avança no caminho da agricultura de precisão.

  • Guiado (1400 €/ano). Compatibilidade com ISOBUS de AEF e inclui funções como AutoTrac autoguiado, AutoTrac Row Sense para milho e AutoTrac TIM em combinação com alfaias.
  • Agricultura de Precisão (2990 €/ano). Todas as funcionalidades da Licença de Guiado Plus, Controlo de Secção, Correção de sinal SF-RTK para uma precisão de +/-2,5 cm, AutoPath em fileiras e arestas.

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