Informação profissional para a agricultura portuguesa
Estimativa rápida

Inflação homóloga em Portugal mantém tendência de descida

31/07/2024
A taxa de inflação homóloga portuguesa manteve em julho, a tendência de descida já registada em junho e é agora de 2,5%, menos 0,3 pontos percentuais do que no mês anterior, de acordo com as estimativas rápidas do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Imagen

“Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá diminuído para 2,5% em julho de 2024, taxa inferior em 0,3 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior”, informa o INE em comunicado.

A inflação subjacente, o indicador que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos, terá apresentado uma variação de 2,4%, em linha com o mês anterior.

Por sua vez, a variação do índice relativo aos produtos energéticos diminuiu para 4,2%, face a 9,4% no mês anterior, “essencialmente devido ao menor aumento mensal registado nos preços da eletricidade (0,3%) quando comparado com o que se tinha verificado em julho de 2023 (15,4%)”, diz o INE.

A “variação do índice referente aos produtos alimentares não transformados aumentou para 2,8%", relativamente a 1,8% em junho. Em relação ao mês anterior, a variação do IPC terá sido -0,6% (nula em junho e -0,4% em julho de 2023).

A publicação dos dados definitivos relativos ao Índice de Preços ao Consumidor relativo a julho, está prevista para 12 de agosto.

REVISTAS

57º Agro - abril 2025

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    13/01/2025

  • Newsletter Agriterra

    18/12/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial