Há quase 25 anos que fazemos parte da família Argo Tractors, o grupo industrial com sede em Fabbrico, Itália. A nossa marca, líder na mecanização agrícola, mantém fortes raízes no Emilia Motor Valley desde 2022, um projeto para melhorar, proteger e desenvolver a tradição automóvel regional.
“Com a sua gama de tratores na vanguarda desta categoria em termos de tecnologia, potência, conforto e segurança, e com toda a força das suas origens americanas, a McCormick posicionou-se como uma marca de referência em produtos de elevado desempenho, capazes de responder às mais avançadas expectativas de desempenho global”, explica o diretor de engenharia do grupo. “O crescimento da McCormick passa por um compromisso constante com a renovação, a consolidação de produtos e a inovação”.
O grupo Argo Tractors investe quase 6% do seu volume de negócios anual em Investigação e Desenvolvimento e emprega hoje cerca de 160 técnicos. A formação contínua, a constante renovação tecnológica das nossas instalações de design, testes e simulação permitem-nos alcançar e manter o elevado nível de qualidade do produto final.
O diretor de engenharia acrescenta: “os tratores atuais são o resultado de um processo articulado de tecnologias em vários departamentos de engenharia. Não se trata apenas de mecânica e hidráulica, mas da dinâmica do veículo, do software e dos controlos que também desempenham um papel fundamental, desde a extrema atenção dada à qualidade do produto final até à extrema atenção aos detalhes de design e estilo. Vivemos num mundo de transição energética e técnica, em que temos de competir com uma gama de produtos rica, cada vez mais sofisticada e diversificada. Não podemos contar apenas com criatividade para atingir os nossos objetivos. Todo o desenvolvimento de produtos deve ser cada vez mais um trabalho de equipa”.
“O departamento de Investigação e Desenvolvimento é responsável pelo estudo e desenvolvimento de protótipos de novos tratores e soluções”, explica o diretor de validação de produtos. “Uma equipa de engenheiros especializados trata das áreas de teste, desde a unidade hidráulica e transmissão até à integração do motor, e realiza testes de desempenho dos tratores em bancada e, principalmente, no terreno. A equipa realiza basicamente o importante trabalho de recolha de dados e resolução de problemas, contribuindo para o desenvolvimento de novos produtos”.
O grupo conta com mais de 30 pessoas, coordenadas por dois chefes de equipa e 10 engenheiros. Todos envolvidos em atividades de melhoramento de produtos, desde modelos especializados a tratores compactos e utilitários, incluindo a linha de alta potência. “Dada a variedade de modelos”, acrescenta o responsável de validação de produto, “é necessária uma abordagem metodológica, com testes específicos e atualização periódica das normas, com critérios de seguimento orientados por sistemas de diagnóstico remoto e telemática”. Para gerir a complexidade e superar os desafios tecnológicos, colocamos as pessoas que trabalham connosco e o seu crescimento profissional no centro daquilo que fazemos. Aos novos colaboradores, que muitas vezes são oriundos de universidades ou escolas técnicas, juntam-se colegas com competências sólidas e muita experiência.
“O meu papel”, resume o diretor de engenharia, ao explicar o processo de trabalho, “é potenciar e canalizar o fluxo de informação, para que o projeto se desenvolva em sinergia. A equipa que foi criada ao longo dos anos é muito coesa e nota-se a paixão que nos leva a melhorar todos os dias”. Foi criado um ambiente jovem no qual muitos novos engenheiros vêm diretamente das universidades de Bolonha, Modena e Reggio Emilia, entre outras.
Com base no seu impressionante trabalho de I&D, a Argo Tractors criou nos últimos anos o McCormick Digital Solutions, um sistema tecnológico que monitoriza constantemente o trabalho, os tratores, o diagnóstico remoto, os campos, as culturas e a própria exploração. O trator torna-se um centro tecnológico onde todas as informações necessárias são recolhidas, canalizadas e disponibilizadas à exploração. Um papel cada vez mais importante no processo tecnológico é assumido pela eletrónica, como defende o responsável do Departamento de Eletrónica:
“Num trator McCormick existem mais de 10 unidades de controlo eletrónico, que gerem os elementos mecânicos e hidráulicos. Outro aspeto significativo são as tecnologias HMI, por exemplo a gestão de cabeceiras, que permitem ao operador interagir facilmente com o complexo sistema de postos de trabalho. As últimas inovações e desafios do mercado incluem a redução do impacto ambiental das explorações agrícolas, o aumento da produtividade e a redução dos custos e da manutenção dos tratores. Desafios assumidos pela Argo Tractors com o lançamento de inúmeros projetos, desde o estudo de inovadores sistemas de propulsão híbridos e eletrónicos até à implementação de sistemas da Indústria 4.0, que permitem a monitorização remota do veículo”.