Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

30 entidades criam Movimento Ambiente e Produção Alimentar

22/07/2024

O Movimento Ambiente e Produção Alimentar (MAPA) foi criado com a participação de mais de trinta entidades, direta ou indiretamente, ligadas aos setores da produção agrícola, da criação de animais para consumo e da distribuição agroalimentar.

Um dos membros do MAPA, Alfredo Cadime, produtor de carne e ambientalista

Um dos membros do MAPA, Alfredo Cadime, produtor de carne e ambientalista. 

O movimento é voluntário e interessa aos cidadãos que se preocupam com o equilíbrio do ecossistema. Pretende, “numa só voz, construir de forma positiva mensagens verdadeiramente informativas, que ajudem a esclarecer e clarificar ideias pré-concebidas sobre o mundo rural e sobre o seu papel na manutenção, preservação e equilíbrio da natureza, do bem-estar animal e da felicidade na vida quotidiana das pessoas”, explica Graça Mariano, coordenadora e porta-voz do MAPA.

Os promotores acreditam “que os produtores e agricultores são ambientalistas por natureza. Porque são os profissionais do mundo rural que vivem, conhecem e gerem os recursos e os processos de produção e transformação. São eles que cuidam e alimentam os animais e produzem os alimentos que todos nós integramos nas nossas dietas”, diz Graça Mariano.

Por isso, “estes profissionais possuem um conhecimento multidisciplinar, que lhes permite cumprir as regras e as exigências que garantem o equilíbrio e a sustentabilidade dos sistemas, a segurança dos alimentos e o bem-estar animal”, refere a porta-voz.

O MAPA pretende reforçar o papel do agricultor/produtor agropecuário, porque não há ambientalista mais eficaz do que um produtor responsável e está para o efeito a promover uma campanha publicitária.

Assim, o MAPA “quer esclarecer e desmistificar algumas perceções através da partilha de conhecimento com base em evidência científica comprovada e sustentada, para ajudar a um debate na sociedade civil com contributos positivos e educativos que permitam ao setor continuar a evoluir, a alimentar em segurança as comunidades e a contribuir para um mundo mais saudável e sustentável”, conclui Graça Mariano.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    04/09/2024

  • Newsletter Agriterra

    31/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial