Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a agricultura portuguesa
Conversas Anpromis

Produção agrícola registou um crescimento anual de 2,6% entre 2012 e 2022

23/07/2024
A agricultura portuguesa teve dois grandes momentos de evolução. O primeiro na década imediatamente a seguir à adesão à então CEE (atual União Europeia), em que o volume da produção agrícola cresceu mais de 1,3% ao ano; o outro momento diz respeito aos últimos 10 anos (2012-2022), em que o volume da produção agrícola registou um crescimento anual de 2,6%.
Imagen

Esta é uma das conclusões do estudo “A economia da agricultura portuguesa nos últimos 60 anos”, realizado por Francisco Avillez, professor catedrático emérito do Instituto Superior de Agronomia (ISA) e coordenador científico da Agro.ges. O trabalho foi apresentado na iniciativa Conversas Anpromis, organizada pela Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo (Anpromis), que decorreu no dia 11 de julho, em Lisboa.

Outra conclusão a destacar é o facto de a evolução do valor da produção agrícola a preços nominais ter sido favorável nas últimas quatro décadas, com especial relevo para o crescimento observado na década após a adesão à CEE.

Imagen

Após a apresentação do estudo, seguiu-se uma mesa-redonda com a presença de personalidades relevantes para o setor, nomeadamente Fernando Gomes da Silva, ministro da Agricultura entre 1995-1998, Fernando Oliveira Baptista, ministro da Agricultura em 1975, Joaquim Pedro Torres, empresário agrícola e Pedro Brinca, da NOVA SBE.

Os intervenientes destacaram a evolução que a agricultura nacional tem tido nos últimos anos, demonstrando que mesmo com ciclos políticos por vezes menos favoráveis, este sector soube reagir e demonstrar a sua forte dinâmica.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    04/09/2024

  • Newsletter Agriterra

    31/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial