A iniciativa da Organização de Produtores de Pequenos Frutos (Lusomorango) e da Universidade Católica Portuguesa (UCP) reúne um conjunto alargado de especialistas para discutir “Novas Fontes de Água: Soluções estruturais para um futuro sustentável” e tornar o setor agroalimentar nacional mais sustentável, inovador e competitivo. O 6.°Colóquio Hortofrutícola terá lugar na próxima sexta-feira, 19 de julho, no auditório da Sociedade Recreativa São Teotoniense, em Odemira.
O colóquio está inserida no programa “Visão Estratégica para o Agroalimentar - Conhecer para Decidir, Planear para Agir” e reúne novamente em Odemira um conjunto de especialistas, da esfera política, empresarial e académica, numa manhã que tem como objetivo refletir e produzir conhecimento para um setor agroalimentar nacional mais sustentável, inovador e competitivo.
A sexta edição dedica-se ao tema “Novas Fontes de Água: Soluções estruturais para um futuro sustentável” e visa constituir uma plataforma de reflexão, debate e apresentação de soluções inovadoras em torno de novas fontes de água que assegurem a disponibilidade deste recurso vital à produção de alimentos no futuro próximo.
O Colóquio pretende ainda analisar soluções concretas e abordar os desafios e oportunidades locais de Odemira em relação à gestão e disponibilidade do recurso água enquanto pilar fundamental da sustentabilidade e desenvolvimento de empresas, pessoas e do território.
Presenças destacadas pela organização:
João Moura, secretário de Estado da Agricultura;
Helder Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Odemira;
Pedro Valadas Monteiro, vice-presidente da CCDR Algarve;
António Carmona Rodrigues, presidente do Grupo Águas de Portugal;
José Carlos Pimenta Machado, vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Vasco Malta, chefe de Missão da Organização Internacional para as Migrações (OIM) Portugal;
Gonçalo Santos Andrade, vice-presidente dos Agricultores de Portugal (CAP);
José Pedro Salema, presidente do Conselho de Administração da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA);
Luís Mesquita Dias, presidente da Associação Horticultores, Fruticultores e Floricultores de Odemira e Aljezur (AHSA);
Miguel Miranda, ex-presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA);
Mario Steta, diretor de Operações EMEA da Driscoll; chairman da International Blueberry Organization (IBO).