A TomAC organiza nesta quinta-feira um dia de campo na Sociedade Agrícola do Faiel, na qual irá apresentar os resultados de um projeto de investigação aplicada.
O próximo Dia de Campo TomAC acontece na próxima quinta-feira na Sociedade Agrícola do Faiel. Durante a visita serão apresentados os resultados de um projeto de investigação aplicada no local, seguida de uma visita aos campos de ensaio.
O projeto Produção Sustentável de Tomate para Indústria através da Aplicação dos Princípios da Agricultura de Conservação (TomAC), resulta de uma parceria entre Centro de Excelência do Grupo Sugal, produtor e transformador de tomate (Ag-Innov), a Syngenta Crop Protection, o Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora (MED-UÉvora) e a Associação Portuguesa de Mobilização de Conservação do Solo (APOSOLO).
A sessão está aberta a todos os interessados. Pode inscrever-se aqui.
O projeto tem como objetivo a identificação de práticas que melhorem a sustentabilidade do sistema de produção de tomate de indústria, tendo por base a aplicação dos Princípios da Agricultura de Conservação: 1) Mínima perturbação do solo; 2) Cobertura permanente do solo com plantas ou resíduos; 3) Rotação e diversidade de culturas.
O ensaio decorre na Lezíria Grande de Vila Franca de Xira, onde são testados três sistemas de produção:
• Convencional: monocultura de tomate de indústria, mobilização intensa do solo e solo descoberto durante o Inverno;
• TomCober: mobilização apenas na linha para plantação de tomate (Princípio 1) e cultura de cobertura no período de Inverno (Princípio 2);
• Rotação: mobilização apenas na linha para plantação de tomate (Princípio 1), cultura de cobertura no período de Inverno (Princípio 2) e rotação bienal de tomate com girassol ou milho (Princípio 3).
Programa detalhado do dia de campo na Sociedade Agrícola do Faiel, na qual serão apresentados os resultados de um projeto de investigação aplicada.