Os produtores de leite pedem ao Governo que aumente os apoios ao investimento agrícola na próxima reprogramação no PEPAC, cuja abertura de candidaturas está prevista para o terceiro trimestre de 2024.
Os produtores de leite pedem ao Governo que aumente os apoios ao investimento agrícola na próxima reprogramação no PEPAC. “Os atuais apoios à instalação e ao investimento produtivo dos Jovens Agricultores, com montante máximo de 35.000 euros e de 208 mil euros, respetivamente, são insuficientes para o investimento elevado necessário à modernização das vacarias”, única via para que a produção de leite seja um negócio atrativo para as novas gerações, diz a Associação dos Produtores de Leite de Portuga (APROLEP), em comunicado.
A APROLEP organizou o III Encontro Nacional de Produtores de Leite, no dia 3 de julho, na Sociedade Agrícola da Casa das Póvoas, em Fajozes, Vila do Conde. Estiveram presentes cerca de 600 produtores e técnicos de todo o país.
A associação acrescenta ainda ainda que “a produção de leite em Portugal enfrenta um conjunto de desafios que exigem a união e solidariedade entre os produtores e todos os elos na cadeia ‘do prado ao prato’”.
Para assegurar o futuro do setor, para reduzir o abandono de produtores que coloca em causa o abastecimento pleno de leite em Portugal, a APROLEP reafirma a necessidade de um “preço justo” para todos os produtores de leite, capaz de pagar os custos de produção, o trabalho dos agricultores e os investimentos necessários para ganhar dimensão, assegurar o bem-estar animal, garantir a segurança alimentar e o equilíbrio ambiental.
A renovação geracional no setor leiteiro foi um dos temas centrais do Encontro. Os produtores de leite consideram que só garantindo um melhor apoio à instalação de jovens agricultores e ao investimento produtivo nas explorações leiteiras será possível atrair e reter os jovens nesta atividade.
Os participantes tiveram ainda oportunidade de visitar o novo estábulo construído para 300 vacas em produção, com sistema de ordenha em carrocel e contactar com as 40 empresas fornecedoras de produtos e serviços ao setor leiteiro que estiveram presentes no encontro. Assistiram também à demonstração de um carro misturador automotriz “unifeed” totalmente elétrico e à ordenha da tarde no “carrocel”.