Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa
Estudo: “Olivicultura: O motor da (r)evolução agrícola nacional”

Portugal produz o azeite com melhor qualidade do mundo

10/07/2024
O azeite de melhor qualidade é produzido em Portugal, graças às melhorias significativas nas infraestruturas e práticas de produção, revela um estudo divulgado pela Olivum.
Imagen

Cerca de 98% do azeite português é classificado com Virgem ou Virgem Extra, o que faz de Portugal o produtor de azeite de melhor qualidade. As conclusões são da mais recente atualização do estudo “Olivicultura: O motor da (r)evolução agrícola nacional”, desenvolvido pelo consórcio Consulai e pela Juan Vilar Consultores Estratégicos, para a Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal (Olivum).

Esta é a primeira atualização do estudo desde 2019 e revela ainda que Portugal será o terceiro maior produtor de azeite do mundo, dentro de aproximadamente dois anos. A Olivum assinala que “ao longo das últimas quatro campanhas, o aumento de produtividade nacional foi muito superior à dos outros principais países produtores, o que permitiu uma evolução do 9.º para o 6.º maior produtor.

Os aumentos da qualidade e quantidade de azeite português devem-se, em grande medida, ao grande investimento industrial em tecnologia nos lagares nacionais, ao longo das últimas décadas. Esta evolução levou a que a produção de azeitona em Portugal tenha aumentado mais de 250% entre 2011 e 2021, e permitiu triplicar a produtividade média dos olivais em 20 anos, resultado da introdução de novas técnicas de produção, como o regadio, que conduziram a uma maior rentabilidade da azeitona.

“Portugal é hoje um dos líderes internacionais nesta indústria: tem oito dos dez lagares do mundo que processam um maior volume de azeitona e três dos cinco lagares mais avançados em termos tecnológicos. Estes resultados são fruto do nosso compromisso com a inovação e modernização que, aliadas à valorização e proteção da biodiversidade e adoção de boas práticas sustentáveis, nos têm colocado numa posição de liderança a nível mundial”, destaca Susana Sassetti, diretora-executiva da Olivum.

O estudo revela ainda que a adoção de boas práticas tem também impacto significativo na sustentabilidade. Alguns exemplos disso incluem o aumento de captura de CO2 pelos olivais, a introdução de coberto vegetal nas entrelinhas, o que melhora a biodiversidade e a qualidade do solo, e a eficiência hídrica de culturas de olival de regadio, uma das grandes preocupações dos olivicultores, a par da aplicação de fitofármacos.

REVISTAS

Exployo Vit

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/07/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial