Produção em Portugal é a terceira maior da Europa.
O consumo de abóbora está em crescimento. Desde a fundação da Love Butternut as vendas têm aumentado. A produção em Portugal é a terceira maior da Europa.
A Love Butternut estima que, desde o nascimento do projeto, em 2021, as vendas de abóboras, tanto frescas como minimamente processadas aumentaram 20%. Portugal é o terceiro maior produtor de abóbora da Europa, logo atrás de Espanha e de França.
No contexto deste crescimento de mercado, a Sakata Seed Ibérica organizou a 3.ª conferência sobre abóbora butternut, em Múrcia, Espanha. O encontro teve lugar numa altura em que este alimento tem ganho espaço no mercado, devido às suas qualidades nutritivas e ao potencial gastronómico.
Na conferência, foram partilhados conhecimentos técnicos e de mercado sobre este produto cujo mercado está a aumentar. A conferência incluiu uma visita ao campo, com com Joaquín Navarro, responsável pelo desenvolvimento de abóboras e melões da Sakata.
Seguiram-se debates sobre temas do interesse do sector. Destaque para Andy Stalman, conhecido como Mr. Branding e reconhecido especialista em marcas de referência a nível mundial, que encerrou a conferência com uma palestra sobre “a sobrevivência da marca”, na qual analisou as oportunidades da Love Butternut Portugal e da Love Klabaza espanhola.
A Love Butternut foi lançada em 2021 pelos principais produtores de abóbora em Portugal que, através de uma estratégia de marketing conjunta, pretendem mostrar a versatilidade gastronómica e os benefícios nutricionais deste alimento. A sua missão é estimular o consumo deste alimento.