Quebra de produção levou ao aumento do preço
A Fenazeites quer que o IVA do azeite baixe para zero, à semelhança do que acontece em Espanha, desde 1 de julho.
A Fenazeites pediu a redução da taxa de IVA sobre o azeite para Zero, tal como acontece em Espanha desde 1 de julho. A organização tem observado uma redução do consumo devido ao aumento do preço que teve origem na acentuada quebra de produção em Espanha nas duas últimas campanhas.
O objetivo do pedido é permitir a mais consumidores o acesso a este produto, um elemento essencial no cabaz alimentar dos portugueses. A Fenazeites está preocupada com esta redução do consumo de um produto central da dieta mediterrânica, reconhecida pelos seus benefícios para a saúde.
Desde 1 de julho o azeite está isento de IVA em Espanha, uma adição ao cabaz que o governo espanhol decidiu ter IVA zero. O Ministério das Finanças espanhol afiança que é uma medida temporária que tem como objetivo “proteger e incentivar o consumo do azeite, um produto saudável cujo preço aumentou recentemente como resultado da seca, entre outros motivos”, segundo o Ministério das Finanças espanhol.
Entre 18 de abril e dezembro de 2023, Portugal também teve um capaz de 46 produtos isentos de IVA, incluindo o azeite. A isenção terminou em janeiro e o azeite voltou a ter IVA à taxa de 6%.