As ações de demonstração da Rede de Explorações de Demonstração em Inovação e Boas Práticas de Gestão do Solo (AGRI-DEM_SOLO) focaram-se na implementação de medidas de gestão sustentável do solo em diferentes contextos agrícolas e florestais. Em São Pedro de Alva, decorreu a iniciativa “Medidas de Gestão Sustentável do Solo em Áreas de Regeneração Natural de Medronheiro e em Pomares“em parceria com a Escola Superior Agrária de Coimbra, em representação do Centro de Competências dos Recursos Silvestres (CCRES) e da Medronhalva. Em Quintã de Pero Martins, ocorreu a demonstração”Boas Práticas em Solos Florestais em Povoamento de Sobreiro”, coordenada pelo Colab Forestwise.
A Rede AGRI-DEM_SOLO é uma iniciativa da Rede Nacional PAC e tem como objetivo a criação de uma rede de explorações agrícolas de demonstração (AGRI-DEM). A rede visa a melhoria da saúde do solo, promovendo a prevenção de salinização, aumento de carbono orgânico, prevenção de poluição e erosão, e melhoria da estrutura do solo. Através do intercâmbio de conhecimentos e práticas entre agricultores e especialistas, a Rede AGRI-DEM_SOLO busca fortalecer a sustentabilidade económica e ambiental das explorações agrícolas e florestais.
Para participar, as explorações devem ter enfrentado ameaças à saúde do solo e adotar medidas de gestão sustentável. A exploração candidata deve ser identificada por um Centro de Competências do setor ou, na sua ausência, um CoLab ou uma Associação de Produtores. O reconhecimento da exploração é feito, depois, pela Rede Nacional PAC. Uma vez integrada na Rede, o responsável da exploração e a entidade proponente estabelecem uma parceria com outros atores de inovação (especialistas do solo, entidades de I&D, técnicos do SAAF, agroindústria, entidades públicas) para a realização da ação de demonstração.
A Rede AGRI-DEM_SOLO surge no âmbito da Rede AGRI-DEM prevista no Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC 23.27) como sendo uma das atividades a desenvolver pela Rede Nacional PAC. A Rede AGRI-DEM tem como objetivo a implementação de uma rede de explorações de demonstração para “promover a troca de conhecimento, a aprendizagem cruzada entre atores e a adoção eficiente da inovação no setor agrícola, através da demonstração de tecnologia e inovação no contexto de uma exploração agrícola sustentável, a troca de conhecimentos e de boas práticas de agricultor para agricultor e outros atores de inovação”.