Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa
O objetivo é “congregar e unir” os olivicultores de alta densidade de Espanha e Portugal.

Nova Associação Ibérica Olivérica promove olivicultura em sebe

11/06/2024
A Olivérica, Associação Ibérica de Olivicultores em Sebe, foi criada para congregar e unir os olivicultores de alta densidade de Espanha e Portugal.
Imagen

Esta associação sem fins lucrativos tem como objetivos estabelecer-se como interlocutor dos olivicultores que trabalham em sebe, perante as administrações e a sociedade, envolver-se na investigação, desenvolvimento e formação e divulgar as vantagens do olival em sebe para a obtenção de azeites de qualidade, entre outros objetivos.

A associação é presidida por Gregorio Álvarez Cabreros, de Espanha, e a vice-presidência é ocupada por Pedro Marques, de Portugal. A Olivérica é dirigida ainda por uma dezena de agricultores, membros do seu conselho de administração. Entre os objetivos para o primeiro ano de vida está a incorporação de mais membros até atingir pelo menos 25.000 hectares de olival em sebe. A Olivérica fornecerá aos seus membros serviços de ponta para os ajudar a tornar-se mais eficientes, competitivos e amigos do ambiente nos seus processos de produção.

Além disso, a associação promoverá a cultura de azeite extra virgem (EVOO) e tornará os olivais de alta densidade visíveis como um tipo de cultura de ponta, eficiente e sustentável, orientado pela olivicultura 4.0 e um garante de emprego de qualidade que incentivará o recrutamento de jovens talentos e o enraizamento da população nas áreas rurais.

Conselho de administração e membros da Olivérica
Conselho de administração e membros da Olivérica.

Atualmente, de acordo com os dados da associação, os olivais em sebe em Espanha representam cerca de 6-7% da superfície de olival cultivada, mas 11-12% da produção nacional de azeite, o que demonstra a eficácia deste tipo de cultura. Em números absolutos, são produzidas, em média, cerca de 160mil toneladas de azeite por ano, em 175 mil hectares.

Em Portugal, os olivais em sebe são já responsáveis por 75% da produção total de azeite. Das 150 mil toneladas produzidas anualmente em Portugal, 110 mil toneladas são provenientes deste tipo de cultura, sobretudo na região do Alentejo, onde mais de 70 mil hectares são cultivados em sebe.

O olival em sebe é um tipo de cultura que surgiu no final do século XX, como resultado da procura de soluções para otimizar o aproveitamento da superfície, aumentando a produção por hectare e favorecendo a mecanização integral da cultura, especialmente da colheita.

Sustentável, eficiente e garantindo emprego de qualidade

A associação foi criada como um espaço de encontro, conhecimento, formação e comunicação para melhorar o ambiente de cooperação e desenvolvimento do olival do futuro, complementar ao desempenho dos olivicultores tradicionais.

Os objetivos da Olivérica incluem também a adaptação da oferta científica à procura do sector e a resolução de problemas específicos, como a seleção de novas variedades, a adaptação da cultura às alterações climáticas ou a otimização da poda.

Para Gregorio Álvarez Cabreros, “esta associação trabalhará para se afirmar como a voz autorizada do olival em sebe perante o sector e as autoridades: uma voz técnica, inovadora e científica que demonstra um modelo de cultivo eficiente, sustentável e rentável, capaz de gerar empregos de qualidade, promover a mudança geracional no sector e favorecer o desenvolvimento das zonas rurais”.

“Os nossos membros juntam-se para promover um produto único como o EVOO, um produto saudável que também contribui para a luta contra as alterações climáticas e para o desenvolvimento das regiões onde é produzido”, acrescenta Álvarez.

A associação expressa o desejo de reunir agricultores que compartilham a mesma visão da olivicultura, com base na promoção da economia circular, que busca estabilidade na produção e lucratividade para o setor agrícola.

REVISTAS

Exployo Vit

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/07/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial