O novo documento explora os esforços em curso para desenvolver novas variedades adaptadas às condições edafoclimáticas das regiões produtoras de arroz, com maior produtividade e resistência a desafios como doenças, alterações climáticas, exigências da indústria e preferência dos consumidores.
O objetivo do documento é informar agricultores, técnicos, investigadores e decisores políticos sobre os progressos nesta área para a produção de novas variedades de arroz em Portugal.
O programa de melhoramento genético do arroz em Portugal é conduzido pelo INIAV e pelo Cotarroz, em colaboração com a DRAP Centro. Esta estreita colaboração e sinergia entre a instituição de investigação do Ministério da Agricultura e Pescas, o Centro de Competências do Arroz, organizações de produtores e a indústria é essencial para alinhar os objetivos do melhoramento genético do arroz com as necessidades reais deste setor.
Com as constantes mudanças climáticas, novos desafios surgirão para a produção de arroz em Portugal. O Programa de Melhoramento genético estará atento a essas tendências, desenvolvendo variedades cada vez mais adaptadas aos novos cenários. Além da produtividade e da qualidade, o Programa de Melhoramento também está focado em incorporar características de sustentabilidade nas novas variedades, como por exemplo, uma maior eficiência no uso de água.
Pode descarregar o documento técnico detalhado AQUI.