A Federação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Olivicultores (Fenazeites) anunciou que o azeite Porca de Murça, da COAM, arrecadou vários prémios em maio.
O azeite produzido pela Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça (COAM) foi considerado o terceiro melhor Azeite do Mundo e o Melhor de Portugal, pela Escola Superior de Azeite de Valência.
Esta é uma das escolas de maior prestígio do sector oleícola, pioneira na formação específica de mais de um milhar de provadores profissionais de azeite e técnicos oleícolas, explica a Fenazeites.
Foram selecionados como finalistas dos prémios ESAO AWARS 2024 os lotes de azeite Porca de Murça DOP, os monovarietais de Cordovil, Verdeal e o azeite aromatizado com Cacau.
Também o lote azeite Porca de Murça DOP, um “blend” das variedades tradicionais da região de Trás-os-Montes, foi considerado como o terceiro melhor azeite do mundo e o melhor de Portugal.
Os monovarietais foram também considerados o segundo e terceiro melhores Azeites Portugueses.
A Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça foi, ainda, galardoada com duas medalhas de prata e bronze na Feira Nacional de Olivicultura, em Valpaços.
A Fenazeites recorda que aquela associada conquistou mais de 50 prémios nacionais e internacionais em 2023.