As inscrições na I Conferência Técnica do Olival são gratuitas, mas obrigatórias, e nesta reta final para o evento que se realiza no dia 15 de maio, na Universidade de Évora, o programa repleto de especialistas ibéricos em gestão empresarial e sustentável e tecnologias aplicadas ao cultivo da oliveira promete um debate fundamentado sobre os principais desafios e oportunidades do setor.
A I Conferência Técnica do Olival oferece valor acrescentado a todos os profissionais ligados ao setor olivícola para dar resposta às atuais exigências do mercado e dos consumidores.
Sob a temática “Olival: Um setor em contínua transformação”, o evento é desenhado no âmbito dos Encontros Profissionais B2B da Induglobal, do grupo espanhol Interempresas, com o suporte técnico da Fakoy.
A abrir a manhã da Conferência Técnica do Olival, depois da Cerimónia de Inauguração, com a presença o especialista em Geografia Rural e Ecologia da Paisagem e professor associado na Universidade de Évora, José Rafael Muñoz-Rojas Morenés, aborda soluções inovadoras de gestão sustentável do setor de azeite. Segue-se a intervenção de Hugo Sena Janeiro, diretor da AGR Global do Grupo De Prado, dedicada à temática “A sustentabilidade do olival moderno - Aspetos económicos, sociais e ambientais”.
Às 10:00 a primeira Mesa Redonda do Encontro junta João Machado, chief marketing officer (CMO) da ATLAS, António Machado, responsável pelo mercado português da Agromillora Group, Roger Guardiola Buenaventura, diretor de operações da ModpoW SL e José Ocaña, da Treeconsulting (Agroclever), num debate em torno da “Importância de uma boa gestão empresarial nos olivais”, que será moderado por Pedro Foles, chief executive officer (CMO) da BOLSCHARE.
Javier Barrios Irache, diretor de produto da gama de biocontrolo da DAYMSA, apresenta de seguida as tecnologias da empresa para mitigar o stress abiótico causado pela seca e pelas altas temperaturas na cultura da oliveira, e Nuno Esteves Bento, da área de desenvolvimento florestal da Fravizel Engenharia, analisa a tecnologia de mecanização do solo: ARG.
Depois do coffee-break, Reinaldo Pereira, marketing campaign activation Portugal na Bayer CropScience apresenta a inovação da empresa ao serviço do olival. Mas antes, durante a pausa para o café, os participantes na I Conferência Técnica do Olival podem assistir à apresentação da exposição de máquinas LANDINI, GRUPO I.L.C., ILERDRON e New Holland, pelo grupo Lampreia, no Jardim do Granito da Universidade de Évora.
A segunda Mesa Redonda da manhã de trabalhos irá decorrer já pelas 12:15, sob a temática “A importância do resíduo zero e o valor dos excedentes na produção de azeite”, e com a presença já confirmada de Carlos Gabirro, CEO da Biostasia, Vasco Fitas da Cruz, professor no Departamento de Engenharia Rural na Universidade de Évora e Filipe Cameirinha Ramos, diretor de Figueirinha e Monte Novo. A sessão será moderada por Gonçalo Moreira, gestor do Programa de Sustentabilidade de Azeite do Alentejo (PSAA).
Sucedem-se as apresentações de João Caço, diretor executivo da Hubel Verde, sobre nebulizadores pneumáticos eletrostáticos para um olival mais eficaz; e de Ricardo Lapão e Cabaço, manager of sales Portugal na Irritec, sobre a importância da digitalização na rega eficiente.
A fechar, a última Mesa Redonda do evento tem hora prevista às 13:15, sob o mote “Implicações no mercado das questões planeadas em Bruxelas e tendências de consumo”, com a participação de Susana Oliveira Sassetti, diretora executiva na Olivum - Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal, Fernando Silveira do Rosário, presidente da Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches e Mariana Matos, secretária-geral na Casa do Azeite, e moderação de Gonçalo Morais Tristão, presidente da Direção do COTR - Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio, Centro de Competências para o Regadio Nacional.
No dia 14 de maio a organização do evento oferece um jantar-networking para patrocinadores, colaboradores e parceiros. O momento de convívio inclui uma degustação de azeite, cortesia do CLUB LECCIANA.
A I Conferência Técnica do Olival tem por parceiros estratégicos a Olivum - Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal e a AEMODA - Asociación Española de Maestros y Operarios de Almazara, bem como a Casa do Azeite – Associação do Azeite de Portugal, a CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, a Universidade de Évora e o MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, sediado na Universidade de Évora.
Aproveite as últimas inscrições e garanta o seu lugar no evento, que se realiza já no dia 15 de maio, no Auditório Nobre Colégio do Espírito Santo, na Universidade de Évora. A inscrição é gratuita, mas obrigatória.