A empresa espanhola AGR by De Prado abriu um novo viveiro em Elvas, no qual espera produzir este ano cerca de dois milhões de oliveiras, expandindo-se para Portugal devido à crescente procura e à falta de espaço no viveiro de Córdova.
O diretor da AGR, Hugo Janeiro, explicou que Portugal é “um grande centro de trabalho numa zona com grande quantidade de recursos hídricos, bom terreno, clima e uma grande procura por parte dos clientes”. Tudo isto “tornou necessária a implementação destas novas instalações, possibilitando assim a expansão internacional da empresa e a sua diversificação”.
A infraestrutura será construída em duas fases. A primeira com 800 mil plantas, 60% das quais serão da variedade arbequina e 40% arbosana. Na segunda fase, serão produzidas aproximadamente mais 1,2 milhões de plantas, “pelo que esperamos terminar o ano com cerca de dois milhões”.
Acrescentou que “os viveiros estão atualmente saturados“e justificou o aumento da procura com uma mudança de mentalidade no campo, em que”a rentabilidade e a produtividade” têm primazia.
Milhares de hectares de olival são plantados todos os anos porque esta cultura é agora mais rentável, estando a substituir outras culturas, especialmente na parte ocidental da Andaluzia, que também necessitam de mais água.