Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Floresta Sonae cresce 11 hectares, substitui eucalipto e chega a Valongo

24/04/2024
A nova área está inserida na zona de Paisagem Protegida Regional do Parque das Serras do Porto. O projeto será operacionalizado pela Sonae Arauco durante 35 anos.
Imagen

A Sonae Arauco , em colaboração com o Parque das Serras do Porto, anunciou a chegada do projeto Floresta Sonae a Valongo. Esta parceria estratégica representa um marco significativo na promoção da sustentabilidade ambiental e na conservação dos recursos naturais desta região, sendo reforçada pela consolidação das parcerias com a Junta de Freguesia de Valongo e da Associação Florestal do Grande Porto (Portucalea).

Trata-se de uma área florestal da Junta de Freguesia de Valongo, anteriormente ocupada por eucaliptos, com cerca de 11 hectares e situada na serra de Santa Justa, em Valongo. Está agora sob gestão da Sonae Arauco por um período de 35 anos. A área foi intervencionada e converteu o povoamento de eucalipto numa floresta composta por pinheiros, castanheiros, carvalhos, sobreiros, medronheiros e áceres, representando um reordenamento florestal significativo.

Nuno Calado, Wood Regulation and Sustainability manager da Sonae Arauco, reconhece a importância de mais um marco no projeto Floresta Sonae e destaca que “com estas intervenções é possível recuperar zonas ardidas, combater espécies invasoras, que impedem outras de prosperar e, com isso, restaurar a biodiversidade dos locais. Na Sonae Arauco encaramos essa responsabilidade com seriedade e a Floresta Sonae é um testemunho vivo desse compromisso.”

Os pressupostos fundamentais do projeto Floresta Sonae em Valongo são a utilização de espécies florestais adaptadas à estação, permitindo a transição de uma floresta monoespecífica de eucalipto para uma floresta mista com diversificação dos produtos e serviços florestais; a recuperação e incremento das funções de conservação de valores naturais, proteção do solo e da água e paisagem e recreio, nomeadamente, pelo aumento da biodiversidade, redução da erosão e melhoria da hidrologia do solo; a manutenção de uma área modelo de gestão produtiva biodiversa, com enfoque para a valorização ambiental, económica e social, bem como a redução do risco de incêndio; e o estabelecimento e manutenção de áreas de ensaio, demonstração e transferência de conhecimento.

José Manuel Ribeiro, presidente do Conselho Executivo do Parque das Serras do Porto, acrescenta: “Esta cooperação com a Sonae Arauco representa um passo importante na promoção da biodiversidade e na valorização dos recursos naturais das nossas serras. Estamos seguros de que a iniciativa trará benefícios ecológicos e paisagísticos muito significativos”, visão que é subscrita por Cláudia Lima, presidente da Junta de Freguesia de Valongo, que reforça o caráter demonstrativo deste projeto e o contributo para a disseminação de boas práticas no setor florestal.

REVISTAS

Olival 2024

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial