Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Portugal está muito atrás da UE na concentração de produção agrícola

19/04/2024

No âmbito de um seminário sobre agricultura organizado pela AJAP e pelo jornal Expresso, a Associação avança com algumas soluções para o desafio do individualismo enraizado na cultura portuguesa.

Imagen

As associações de produtores são essenciais para organizar e promover o negócio, mas para José Diogo Albuquerque, ex-secretário de Estado da Agricultura, o individualismo enraizado na cultura portuguesa contribuiu para o atraso do sector em relação ao resto da Europa.

Por um lado, falta escala para comercializar, por outro, as organizações de agricultores podem ser pouco atrativas. Possíveis soluções para o desafio estiveram em debate no ciclo de Conversas Terra a Terra, organizado pela Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP), com a parceria do jornal Expresso.

Leia a notícia completa no Expresso

Em Portugal há 259 mil explorações agrícolas, mas são as de grande dimensão (3,6%) que geram 60% do valor de produção. Continuar a “otimizar” as boas explorações é importante, mas não se pode “abandonar todas as outras”, disse Firmino Cordeiro, diretor-executivo da AJAP. Manter a competitividade implica união, porque é “em conjunto que se trabalha melhor”, acrescentou José Diogo Albuquerque. Para o engenheiro e ex-secretário de Estado da Agricultura, os números mostram falta de “espírito cooperativo”, razão pela qual “Portugal está muito atrás da média da União Europeia na concentração de produção” através de organizações de produtores.

REVISTAS

Olival 2024

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial