Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

5.°Congresso Nacional de Mestres e Operadores de Lagares de Azeite

Mestres de lagar à frente da produção e controlo do processo

16/04/2024
Discurso do Ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação espanhol, Luis Planas Puchades
Discurso do Ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação espanhol, Luis Planas Puchades

Cerca de 400 profissionais de toda a Espanha reuniram-se no histórico Hospital de Santiago, na cidade de Jaén, para conhecer as últimas novidades sobre os riscos de perda de qualidade da azeitona, as inovações recentes para a extração de azeite, as perspetivas futuras de controlo dos processos e a importância da figura do mestre de lagar, entre outros temas.

O ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação espanhol, Luis Planas Puchades, foi o responsável pela abertura do 5.°Congresso Nacional de Mestres e Operadores de Lagares de Azeite, enviando uma mensagem clara e direta a todos os presentes: “Com o vosso trabalho, fizeram do azeite virgem extra um pilar fundamental do sector agroalimentar espanhol. Se a Espanha é hoje um líder mundial em quantidade e também em qualidade, é porque construiu a sua reputação graças ao esforço, à experiência, à dedicação e ao trabalho que todos vós, que fazeis parte do sector, dedicastes durante gerações”.

Na mesma linha, Francisco Lozano, delegado de Promoção e Turismo de Jaén, elogiou o trabalho dos mestres e operadores e a sua participação na principal riqueza que, juntamente com o seu património arquitetónico, a província possui. Sublinhou que este congresso é fundamental para continuar a evoluir e a progredir no sector do azeite.

Lozano adiantou que, graças ao financiamento do Governo de Espanha, através de fundos europeus em planos de sustentabilidade turística, o Conselho Provincial de Jaén vai investir quase meio milhão de euros na melhoria das infraestruturas da sede da Aemoda, Centro de Olival e Azeite de Úbeda. Um edifício dedicado à promoção do azeite e à formação.

Por sua vez, Javier Gámez Mora, vice-presidente da Câmara Municipal e conselheiro para a Agricultura, Finanças, Património Pessoal, Parques e Jardins da cidade, agradeceu o apoio da Diputación Foral de Úbeda, destacando também o trabalho realizado pelos mestres lagareiros.

Coffee break para networking, patrocinado por Haus Iberia, e degustação de EVOO com provadores profissionais
Coffee break para networking, patrocinado por Haus Iberia, e degustação de EVOO com provadores profissionais.

Juan Vilar, diretor executivo e fundador da Juan Vilar Consultores Estratégicos, proferiu a conferência principal intitulada “A administração e gestão dos lagares de azeite. Do ponto de vista do gerente de produção”, que ao mesmo tempo dá nome a um livro colaborativo cujos rendimentos serão doados à Associação Síndrome 22q11.2. Na sua intervenção, Vilar falou da especial importância e relevância dos profissionais mestres e operadores de lagares de azeite, sublinhou a importância da acumulação de diferentes experiências e competências, dentro e fora da cadeia de produção, referindo alguns exemplos dessa versatilidade, e apresentando os desafios inerentes à tomada de decisões.

Alfonso Montaño, chefe da Área de Tecnologia Alimentar e Grupos de I&D do Centro Tecnológico Agroalimentar da Extremadura (CTAEX), juntamente com Jesús Berrocal, da ARRAM Consultores, foram responsáveis por fornecer dados do estudo que realizaram sobre os riscos para a qualidade do azeite quando as azeitonas são colhidas por apanhadores de azeitonas.

A primeira parte do dia terminou com uma sessão de café-reunião, patrocinada pela Haus Iberia, e uma prova de EVOO com provadores profissionais. A segunda parte do dia começou com duas apresentações de empresas realizadas na sala Julio Corzo do Hospital de Santiago.

Apresentação na sala Julio Corzo de PIERALISI: Qualidade ou quantidade? O aumento da tonelagem como fator comum
Apresentação na sala Julio Corzo de PIERALISI: Qualidade ou quantidade? O aumento da tonelagem como fator comum.

Da parte da tarde, Antonio Carazo, diretor de Produto Espanha e Portugal da Pieralisi, falou sobre “Qualidade ou quantidade? O aumento da tonelagem como fator comum”.

De seguida, Beatriz Castilla, diretora de vendas da IMS Pesaje, centrou a sua apresentação na “Digitalização e gestão 5.0”. Castilla destacou como a inteligência artificial é capaz de gerar dados suficientes para facilitar a tomada de decisões pelo gestor de processos.

Mais uma vez, Alfonso Montaño coordenou uma mesa redonda centrada nos parâmetros de extração e nas novas variedades. Participaram Ramón Rodriguez Niño, supervisor dos técnicos pós-venda da Andaluzia, Castilla-La Mancha, Extremadura e Portugal da Pieralisi; Paco de la Torre, representante comercial da Centrifugación Alemana; Antonio Benito Cabello de Alba, diretor Comercial de Azeite da Alfa Laval; Joaquín Palacín Siles, diretor comercial da Joaquin Palacín; Cristóbal Balboa García, técnico e consultor de Manutenção e Desenvolvimento da Almazaras con Haus, gerente e proprietário da JPC Industrial Oleícola; Francisco Plaza, chefe do Serviço de Azeite da GEA Westfalia Separator Ibérica e Oriol Marañón, diretor comercial da Amenduni Ibérica.

Mesa-redonda “Parâmetros de extração e novas variedades”, moderada por Alfonso Montaño García...
Mesa-redonda “Parâmetros de extração e novas variedades”, moderada por Alfonso Montaño García, chefe dos Grupos de Tecnologia Alimentar e I&D do CTAEX.

Em sguida, aconteceram duas apresentações de empresas na sala Julio Corzo. A primeira, por Pablo Canamasas, consultor Global de Azeite da Novonesis, sob o título “Produção de EVOO fora da Europa: abordagem técnica e desafios industriais”, e a segunda, sobre “Impulsos elétricos: como melhorar o esgotamento e a qualidade”, por Carlos Fuentes, diretor de Vendas e Operações da Opticept Technologies.

Apresentação na sala Julio Corzo da Novonesis: Produção de EVOO fora da Europa: abordagem técnica e desafios industriais...
Apresentação na sala Julio Corzo da Novonesis: Produção de EVOO fora da Europa: abordagem técnica e desafios industriais.

Na última mesa redonda analisou-se a automatização dos lagares de azeite. A moderação esteve a cargo de Miguel Abad Ventura, consultor técnico em Olivicultura e Tecnologia do Azeite, e provador de azeite. Pedro José Martínez Martínez Martínez, diretor-geral da IMS; Juan Miguel Tarifa Cuevas, analista programador da área de automatização da Imatec 31, Juan Ignacio Pacheco, agente de Inovação da Automatismos ITEA, Ramón Gilaber Mayenco, diretor técnico da Gesca Automatismos e Rafael J. Vílches Oyonarte, diretor-geral da IndeaTechnologies.

Mesa-redonda “Automatização dos lagares de azeite” moderada por Miguel Abad, consultor Técnico em Olivicultura e Tecnologia do Azeite...
Mesa-redonda “Automatização dos lagares de azeite” moderada por Miguel Abad, consultor Técnico em Olivicultura e Tecnologia do Azeite, provador de Azeite.

A Aemoda aproveitou o congresso para anunciar um novo curso de eletricidade e os benefícios do cartão de sócio 2024 e para entregar os seus prémios anuais a Soledad Román, gerente do Centro de Interpretação Olival e Azeite de Úbeda, pela sua dedicação e liderança na formação dentro do sector; a David Pozo, até ao final de 2023 diretor da Área Agroalimentar e coordenador da Revista Almazaras, o meio de comunicação oficial da Aemoda, pela sua dedicação desde o início, dando visibilidade e apoio na organização de eventos e sessões de formação; e à empresa Maquivi, pela sua trajetória notável no setor dos lagares de azeite e pela celebração do seu 50º aniversário.

Com o apoio de mais de vinte patrocinadores, entre os quais Pieralisi e IMS Pesaje na categoria Premium, e a colaboração de entidades de destaque, como o Centro de Interpretação Olival e Azeite, o Congresso de Mestres e Operadores de Lagares de Azeite foi uma grande reunião da indústria do azeite, na qual se destacou a qualidade dos especialistas e o conhecimento partilhado sobre inovação e qualidade no processo de produção de azeite.

REVISTAS

FNA24Olival 2024Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial