5.°Congresso Nacional de Mestres e Operadores de Lagares de Azeite
Cerca de 400 profissionais de toda a Espanha reuniram-se no histórico Hospital de Santiago, na cidade de Jaén, para conhecer as últimas novidades sobre os riscos de perda de qualidade da azeitona, as inovações recentes para a extração de azeite, as perspetivas futuras de controlo dos processos e a importância da figura do mestre de lagar, entre outros temas.
O ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação espanhol, Luis Planas Puchades, foi o responsável pela abertura do 5.°Congresso Nacional de Mestres e Operadores de Lagares de Azeite, enviando uma mensagem clara e direta a todos os presentes: “Com o vosso trabalho, fizeram do azeite virgem extra um pilar fundamental do sector agroalimentar espanhol. Se a Espanha é hoje um líder mundial em quantidade e também em qualidade, é porque construiu a sua reputação graças ao esforço, à experiência, à dedicação e ao trabalho que todos vós, que fazeis parte do sector, dedicastes durante gerações”.
Na mesma linha, Francisco Lozano, delegado de Promoção e Turismo de Jaén, elogiou o trabalho dos mestres e operadores e a sua participação na principal riqueza que, juntamente com o seu património arquitetónico, a província possui. Sublinhou que este congresso é fundamental para continuar a evoluir e a progredir no sector do azeite.
Lozano adiantou que, graças ao financiamento do Governo de Espanha, através de fundos europeus em planos de sustentabilidade turística, o Conselho Provincial de Jaén vai investir quase meio milhão de euros na melhoria das infraestruturas da sede da Aemoda, Centro de Olival e Azeite de Úbeda. Um edifício dedicado à promoção do azeite e à formação.
Por sua vez, Javier Gámez Mora, vice-presidente da Câmara Municipal e conselheiro para a Agricultura, Finanças, Património Pessoal, Parques e Jardins da cidade, agradeceu o apoio da Diputación Foral de Úbeda, destacando também o trabalho realizado pelos mestres lagareiros.
Juan Vilar, diretor executivo e fundador da Juan Vilar Consultores Estratégicos, proferiu a conferência principal intitulada “A administração e gestão dos lagares de azeite. Do ponto de vista do gerente de produção”, que ao mesmo tempo dá nome a um livro colaborativo cujos rendimentos serão doados à Associação Síndrome 22q11.2. Na sua intervenção, Vilar falou da especial importância e relevância dos profissionais mestres e operadores de lagares de azeite, sublinhou a importância da acumulação de diferentes experiências e competências, dentro e fora da cadeia de produção, referindo alguns exemplos dessa versatilidade, e apresentando os desafios inerentes à tomada de decisões.
Alfonso Montaño, chefe da Área de Tecnologia Alimentar e Grupos de I&D do Centro Tecnológico Agroalimentar da Extremadura (CTAEX), juntamente com Jesús Berrocal, da ARRAM Consultores, foram responsáveis por fornecer dados do estudo que realizaram sobre os riscos para a qualidade do azeite quando as azeitonas são colhidas por apanhadores de azeitonas.
A primeira parte do dia terminou com uma sessão de café-reunião, patrocinada pela Haus Iberia, e uma prova de EVOO com provadores profissionais. A segunda parte do dia começou com duas apresentações de empresas realizadas na sala Julio Corzo do Hospital de Santiago.
Da parte da tarde, Antonio Carazo, diretor de Produto Espanha e Portugal da Pieralisi, falou sobre “Qualidade ou quantidade? O aumento da tonelagem como fator comum”.
De seguida, Beatriz Castilla, diretora de vendas da IMS Pesaje, centrou a sua apresentação na “Digitalização e gestão 5.0”. Castilla destacou como a inteligência artificial é capaz de gerar dados suficientes para facilitar a tomada de decisões pelo gestor de processos.
Mais uma vez, Alfonso Montaño coordenou uma mesa redonda centrada nos parâmetros de extração e nas novas variedades. Participaram Ramón Rodriguez Niño, supervisor dos técnicos pós-venda da Andaluzia, Castilla-La Mancha, Extremadura e Portugal da Pieralisi; Paco de la Torre, representante comercial da Centrifugación Alemana; Antonio Benito Cabello de Alba, diretor Comercial de Azeite da Alfa Laval; Joaquín Palacín Siles, diretor comercial da Joaquin Palacín; Cristóbal Balboa García, técnico e consultor de Manutenção e Desenvolvimento da Almazaras con Haus, gerente e proprietário da JPC Industrial Oleícola; Francisco Plaza, chefe do Serviço de Azeite da GEA Westfalia Separator Ibérica e Oriol Marañón, diretor comercial da Amenduni Ibérica.
Em sguida, aconteceram duas apresentações de empresas na sala Julio Corzo. A primeira, por Pablo Canamasas, consultor Global de Azeite da Novonesis, sob o título “Produção de EVOO fora da Europa: abordagem técnica e desafios industriais”, e a segunda, sobre “Impulsos elétricos: como melhorar o esgotamento e a qualidade”, por Carlos Fuentes, diretor de Vendas e Operações da Opticept Technologies.
Na última mesa redonda analisou-se a automatização dos lagares de azeite. A moderação esteve a cargo de Miguel Abad Ventura, consultor técnico em Olivicultura e Tecnologia do Azeite, e provador de azeite. Pedro José Martínez Martínez Martínez, diretor-geral da IMS; Juan Miguel Tarifa Cuevas, analista programador da área de automatização da Imatec 31, Juan Ignacio Pacheco, agente de Inovação da Automatismos ITEA, Ramón Gilaber Mayenco, diretor técnico da Gesca Automatismos e Rafael J. Vílches Oyonarte, diretor-geral da IndeaTechnologies.
A Aemoda aproveitou o congresso para anunciar um novo curso de eletricidade e os benefícios do cartão de sócio 2024 e para entregar os seus prémios anuais a Soledad Román, gerente do Centro de Interpretação Olival e Azeite de Úbeda, pela sua dedicação e liderança na formação dentro do sector; a David Pozo, até ao final de 2023 diretor da Área Agroalimentar e coordenador da Revista Almazaras, o meio de comunicação oficial da Aemoda, pela sua dedicação desde o início, dando visibilidade e apoio na organização de eventos e sessões de formação; e à empresa Maquivi, pela sua trajetória notável no setor dos lagares de azeite e pela celebração do seu 50º aniversário.
Com o apoio de mais de vinte patrocinadores, entre os quais Pieralisi e IMS Pesaje na categoria Premium, e a colaboração de entidades de destaque, como o Centro de Interpretação Olival e Azeite, o Congresso de Mestres e Operadores de Lagares de Azeite foi uma grande reunião da indústria do azeite, na qual se destacou a qualidade dos especialistas e o conhecimento partilhado sobre inovação e qualidade no processo de produção de azeite.