Quem é o novo ministro da Agricultura? Nasceu em Moure, Vila Verde, a 26 de Julho de 1967. É casado, tem dois filhos. É licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho.
O ministro da Agricultura do XXIV Governo Constitucional, José Manuel Ferreira Fernandes, tem um vasto currículo em Portugal e no exterior. José Manuel Fernandes tomou posse esta 3a feira, dia 2 de abril.
Era até agora, e desde 2009, deputado ao Parlamento Europeu e chefe da Delegação do PSD no Parlamento Europeu. Além disso é membro efetivo da Comissão dos Orçamentos, onde é o Coordenador do PPE; da Delegação para as relações com o Mercosul; da Delegação à Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana.
É presidente da Delegação para as Relações com a República Federativa do Brasil e membro efetivo da Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (AGRI), desde julho de 2023.
É ainda membro suplente na Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais; na Delegação para as Relações com os Países do Magrebe e a União do Magrebe Árabe, incluindo as Comissões Parlamentares Mistas UE-Marrocos, UE-Tunísia e UE-Argélia; e na Delegação à Assembleia Parlamentar da União para o Mediterrâneo.
Além disso é relator permanente dos recursos próprios da UE e negociador da plataforma de investimentos estratégicos denominada STEP.
Anteriormente foi relator e negociador para o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos denominado Plano Juncker. Foi também o Relator e negociador do Parlamento Europeu para o Programa InvestEU. Fez parte da equipa de negociação do Quadro Financeiro Plurianual e do Mecanismo de Recuperação e Resiliência e integra o grupo de trabalho do PE que avalia os planos nacionais de recuperação e resiliência.
A nomeação e posse do primeiro-ministro e ministros do XXIV Governo Constitucional decorreu a 2 de abril, pelas 18h00, no Palácio Nacional da Ajuda.