Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Magos IS forma agricultores em manutenção preventiva de sistemas de rega

22/03/2024

A Magos IS e a sua representada Rivulis realizaram duas jornadas formativas sobre manutenção preventiva de sistemas de rega, em Salvaterra de Magos e em Beja, nos dias 12 e 13 de março, no âmbito do seu projeto de partilha de conhecimento em regadio eficiente.

Imagen

A Rivulis, fabricante líder mundial de sistemas de rega para a agricultura, apresentou a nova bomba doseadora elétrica solar Tefen E-300 para fertirrigação. Este equipamento opera com um baixo nível de energia – cerca de 90 watt –, exigindo por essa razão uma reduzida superfície de painéis solares, e permite operar em locais onde não há energia elétrica da rede. A Tefen E-300 garante uma injeção mais precisa dos fertilizantes no sistema de rega, sendo o caudal regulável, entre 10% e 100%, através da variação do ritmo dos impulsos de injeção.

A Rivulis conta atualmente com uma equipa alargada de quatro técnicos em Portugal, permitindo-lhe um melhor apoio técnico e acompanhamento dos clientes e uma maior divulgação da sua gama de produtos. A nível ibérico criou a equipa Grower Solution para estar mais próximo dos agricultores.

Nestas jornadas formativas foi sublinhado que a manutenção dos sistemas de rega deve ser realizada sempre de forma preventiva, de modo a prolongar a vida útil dos equipamentos e dos emissores de rega e a poupar custos com intervenções corretivas e substituição de componentes.

“Um sistema de rega sem manutenção regular pode ter uma vida útil máxima de 5 anos, enquanto um sistema de rega em que a manutenção é cumprida à risca pode durar mais de 10 anos”, explicou Pedro Guerra, coordenador comercial da Magos IS para o Alentejo, Beira Interior, Algarve e Espanha.

A equipas da Rivulis apresentaram casos práticos de como solucionar diferentes avarias habituais nos sistemas de rega, informação que foi considerada muito útil pelas várias dezenas de agricultores e técnicos agrícolas que participaram nestas sessões formativas.

Antes de iniciar a campanha de rega é imprescindível fazer a manutenção dos filtros do sistema de rega, desmontando e limpando os anéis ou os cartuchos, ou substituindo a areia, no caso de filtros de areia. A aplicação frequente de ácidos e peróxidos, durante a campanha de rega, garantirá a diluição da matéria orgânica e de outros resíduos, evitando entupimentos nos emissores de rega. A verificação e a vigilância do sistema de bombagem ao longo da campanha de rega é fundamental: ruídos estranhos que possam surgir nos rolamentos, a pressão da água, a altura manométrica e o débito de água no empanque. Nas bombas submersíveis é aconselhável fazer revisão aos hidráulicos a cada três anos.

REVISTAS

Olival 2024EvolyaFNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial