Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa
Entre 2018 e 2022 verificou-se um crescimento médio anual das exportações portuguesas para a Letónia de 26,2% e para a Estónia de 28%

AEP em missão empresarial multissetorial à Letónia e Estónia

21/03/2024

A AEP - Associação Empresarial de Portugal esteve na Letónia e na Estónia a acompanhar a terceira missão empresarial multissetorial a dois países que funcionam como uma importante plataforma para outros mercados, nomeadamente o ucraniano e os nórdicos.

A missão empresarial da AEP, que decorreu entre 17 e 23 de março, pretendeu aproveitar a proximidade geográfica entre Riga, capital da Letónia, principal centro económico e um dos maiores centros financeiros dos Estados Bálticos, e Tallinn, capital e maior cidade da Estónia, localizada no golfo da Finlândia, para estabelecer contactos, através de reuniões previamente agendadas, com entidades e empresas locais.

Imagen

“Com esta missão, as empresas portuguesas terão a possibilidade de, in loco e com um acompanhamento personalizado, perceber as potencialidades que estes países proporcionam, fazendo assim uma prospeção de mercado e identificando parceiros de negócio. Esta é a terceira missão empresarial da AEP a estes dois países Bálticos. A primeira foi em 2017”, recordava o presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro, antes desta deslocação.

A Letónia e a Estónia gozam de uma excelente posição geográfica, no cruzamento das principais rotas comerciais do Mediterrâneo do norte, na extremidade ocidental da Eurásia e no coração do norte da União Europeia. Segundo The Heritage Foundation, Index of Economic Freedom, em 2023, a Estónia fazia parte do Top-10 (6º lugar), à frente dos Países Baixos, da Dinamarca e da Suécia, ocupando a Letónia o 11º lugar.

A estrutura das expedições portuguesas com destino à Letónia e à Estónia tem demonstrado uma assinalável diversificação, graças sobretudo aos produtos dos grupos das máquinas e aparelhos, matérias têxteis, pastas celulósicas, papel e cartão, veículos e outro material de transporte que, de valores negligenciáveis no passado, se constituíram como os principais produtos vendidos para estes mercados.

O crescente poder de compra tem impulsionado o consumo de produtos de moda, habitat (mobiliário e iluminação segmento premium), alimentação, com destaque para produtos como o óleo, azeite, azeitonas, mariscos, carne suína, doces, frutas e legumes, vinhos e produtos gourmet, entre outros.

Outras áreas com potencial de cooperação entre a Letónia, a Estónia e Portugal são o turismo, as tecnologias de informação e comunicações, as atividades de investigação e desenvolvimento, bem como a produção de energia renovável, valorização de resíduos ou a indústria de processamento de alimentos.

Presença de tecido empresarial português

Empresas participantes na missão empresarial da AEP à Letónia e Estónia:

  • Archen Engenharia | Fabricação de máquinas para as indústrias de materiais de construção, cerâmica e vidro
  • AST Soluções e Serviços de Ambiente | Atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares

  • Dietmed Produtos dietéticos e medicinais | Comércio por grosso de outros produtos alimentares

  • Sociedade Agrícola e Comercial dos Vinhos Messias | Produção de vinhos comuns e licorosos

  • Vercoope – União das Adegas Cooperativas da Região dos Vinhos Verdes | Comércio por grosso de bebidas alcoólicas

REVISTAS

EvolyaFNA24Olival 2024

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial