“Os clientes, cada vez mais, veem o aluguer como uma forma eficiente de investir e não um custo”
O aluguer de unidades de produção de água fria e quente, chillers e bombas ou unidades de tratamento de ar “irá manter a tendência de crescimento no setor”, garante o country leader Portugal da Trane. Em entrevista, Francisco Augusto garante que na área agrícola a empresa tem tido “muito sucesso na época da campanha", onde existem “picos” de carga nas câmaras frigoríficas nas primeiras horas após a descarga da fruta. E defende o serviço de aluguer de contentores frigoríficos, “uma excelente solução sem obrigar a grandes investimentos nem a comprometer qualquer excesso de produção”.
O aluguer de unidades de produção de água fria e água quente, chillers e bombas ou unidades de tratamento de ar irá manter a tendência de crescimento no setor. Os clientes, cada vez mais, veem o aluguer como uma forma eficiente de investir e não um custo e, nesse sentido, o aluguer de unidades para as estações de carga máxima, que em alguns casos se confina a algumas semanas do ano, faz todo o sentido. Com isso os clientes investem apenas uma pequena porção do valor que iriam investir na compra e manutenção de uma unidade que iria estar parada grande parte do ano.
O balanço é muito positivo, não só no rental como na instalação de unidades definitivas, já que a aplicação é a mesma. Temos instalado equipamentos, por exemplo, em aplicações de pasteurização onde há necessidade de aquecimento, de alta temperatura e arrefecimento. Esta aplicação é ideal nas unidades super bomba de calor onde podemos, com o mesmo gasto energético, produzir água gelada e água quente, reduzindo o consumo total do sistema, já que a utilização de gás acaba e a entrega de calor é grátis. De uma forma simples, o cliente deixa de utilizar caldeiras para a produção de água quente.
Extrapolando esta ideia, é fácil entender a quantidade de situações em que podemos vender ou alugar unidades para utilização simultânea de frio e quente no setor alimentar, aviários, matadouros, tudo o que são produtos láteos, etc..
Na área agrícola temos tido muito sucesso na época da campanha, onde existem “picos” de carga nas câmaras frigoríficas nas primeiras horas após a descarga da fruta, que vem muito quente dos campos. Nesses casos, alugamos unidades para reforçar a capacidade de arrefecimento das máquinas ou sistemas existentes nas centrais durante as semanas da campanha.
Muitas vezes, para além do aumento de potência, os clientes também necessitam de aumentar a capacidade de armazenagem, e para isso temos o serviço de aluguer de contentores frigoríficos, que acaba por ser uma excelente solução sem obrigar a grandes investimentos nem a comprometer qualquer excesso de produção, sempre bem-vinda.
No mesmo sentido da questão anterior, para controlar a fermentação e estabilização do processo vitivinícola é necessário ter produção de água fria. Aí, uma de duas soluções é possível: adquirir uma unidade definitiva ou alugar provisoriamente um chiller para produzir água gelada sem comprometer o processo.
Em algumas adegas, já é recorrente o aluguer dos nossos contentores frigoríficos para manterem a colheita conservada em stand-by antes de avançarem com a produção e, desta forma, conseguem controlar o fluxo produtivo e maximizar os recursos e equipamentos.
A Trane é especialista em produzir ambientes para todo o tipo de aplicações, desde data centers até processos industriais de pintura ou estufas para produção agrícola. Podemos responder a todo o tipo de solicitações. Nos casos mais críticos, onde o controlo das condições de temperatura, humidade ou pressão (das farmacêuticas, por exemplo) é fino, trabalhamos em estreita colaboração com o cliente, e só ele é que conhece as reais necessidades da aplicação e a equipa de projeto. Assim chegamos a uma solução para as necessidades do processo. Terá sempre que se trabalhar em parceria, sabendo a grande variação de aplicações consoante a verticalização do mercado.
Associado aos equipamentos que produzem calor e/ou frio também temos no nosso portefólio o mais avançado, o sistema Gestão Técnica Centralizada, que nos permite controlar com alta precisão todos equipamentos. Os nossos clientes podem estar conectados aos equipamentos a partir de qualquer computador ou smartphone a qualquer hora do dia, podendo monitorizar remotamente todo o sistema ou receber alertas, caso algum parâmetro esteja fora dos valores normais.
Temos uma equipa de rental no terreno, assim como uma frota com variadíssimas unidades e restantes acessórios necessários, parqueadas em Lisboa e no Porto. O nosso serviço é chave na mão, não nos limitamos a entregar a unidade e esperar que o cliente faça as ligações e coloque a unidade em funcionamento. Desde o momento em que recebemos o contacto até entregarmos a água fria/quente ao cliente, este não tem de interferir ou fazer qualquer trabalho. Consoante a urgência, podemos facilmente colocar uma unidade em funcionamento em menos de 24 horas. De uma forma simples é isto que fazemos. O trabalho que está por detrás? Esse é o nosso segredo!
No caso particular do aluguer as vantagens são obvias, mas dependem sempre do entendimento do cliente. Por norma:
Um aluguer é sempre muito mais rápido do que a compra de uma unidade - em caso de emergência, um rental pode ser feito em poucas horas e uma compra pode demorar desde alguns dias a algumas semanas. Claro que em caso de urgência a solução pode ser mista, isto é, aluguer do equipamento enquanto chega a máquina definitiva.
Por outro lado, o aluguer implica que o cliente deixe de ter toda a “pressão” da manutenção e reparações, já que esses serviços estão incluídos num rental. E mais, num rental está também incluído um serviço SOS.
Claro que ambos os serviços, unidade definitiva ou máquina de rental, podem ter manutenção e SOS, mas é de notar que um rental pode ser de longa duração, enquanto na máquina definitiva estes serviços são extra, ou, alternativamente, o cliente terá de ter uma equipa nesse sentido.
Quanto à otimização financeira, é um ponto que só o cliente pode avaliar, irá depender de como quer contabilizar a solução, ou OPEX ou CAPEX. Cada caso é um caso, o ideal é haver a alternativa no mercado: um aluguer de longa duração ou uma compra definitiva.