A Portugal Fresh, Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, esteve recentemente em Berlim com 25 empresas e organizações numa ação de promoção na Fruit Logistica. Os dados divulgados pelo INE estão em linha com o esperado pelo setor que, na última década, tem crescido consecutivamente nas exportações.
Espanha, França, Países Baixos, Alemanha e Reino Unido continuam a ser os principais mercados e a União Europeia absorve 80% do valor exportado.
“Os dados divulgados recentemente refletem o dinamismo das empresas portuguesas e a crescente preferência dos consumidores estrangeiros pela qualidade e sabor dos nossos produtos. Portugal tem uma localização privilegiada, com um clima que nos permite produzir cada vez mais ao longo de todo o ano. É pela qualidade, sabor e frescura que queremos competir”, comenta Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh.
Apesar da valorização nos mercados internacionais, o ano de 2023 foi exigente para a produção nacional e os dados do comércio internacional refletem este contexto: em volume, as exportações diminuíram 4,9%, fruto da quebra de produção em algumas culturas-chave, provocada pela seca.
“As alterações climáticas levaram a diminuições no volume de produção, tornando urgente uma rede nacional de água, que nos permita aproveitar a procura crescente pelos nossos produtos. Ao mesmo tempo, a estratégia Farm to Fork, que está no centro do European Green Deal da União Europeia, torna impossível assegurar a produção de alimentos na escala necessária para alimentar a UE, aumentando as importações de países terceiros e diminuindo a segurança alimentar. Para assegurarmos produtos seguros, de qualidade e a preços justos para os consumidores temos de garantir que os agricultores conseguem aumentar a produção e assegurar rentabilidade”, defende Gonçalo Santos Andrade.
A Portugal Fresh tem em curso um Projeto Conjunto de Internacionalização que, até 2025, prevê a realização de missões empresariais e ações de prospeção em quatro novos mercados, a participação em seis feiras internacionais, e iniciativas de promoção para acelerar a presença internacional do setor. Apoiado pelo Portugal 2030 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, o projeto prevê um investimento global de 1.561.663,52€ euros, financiado em 48,8% pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O objetivo da Portugal Fresh é reforçar a competitividade das empresas nos mercados internacionais e atingir os 2500 milhões de euros de exportações de frutas, legumes e flores em 2030.