Na sequência do Projeto CV3, Criar Mais Valor na Vinha e no Vinho, a AESE Business School, em parceria com as Comissões Vitivinícolas de Lisboa, Setúbal e Tejo está a organizar atividades formativas para dirigentes do ecossistema da vinha e do vinho para ampliar o seu impacto na respetiva competitividade.
O 1° Colóquio formativo realizou-se a 6 de fevereiro na AESE, em Lisboa, sob a temática 'Criar valor na Vinha e no Vinho'.
“Tendo apoiado o Projeto CV3 desde o início, o IVV reconhece o valor do trabalho realizado, valida a metodologia pedagógica utilizada e recomenda a participação nos colóquios formativos, pelo que pode representar de criação de valor para o ecossistema da vinha e do vinho", afirma Bernardo Gouvêa, presidente do conselho diretivo, do IVV – Instituto da Vinha e do Vinho.
Entendeu-se por ecossistema da vinha e do vinho, a rede dinâmica e consolidada de agentes com relevância económica que atuam num espaço de referência integrando a cadeia de valor do vinho e da vinha, desde o viticultor até ao consumidor. Incluem-se, ainda, pela sua relevância, as autarquias e as iniciativas culturais, assim como as suas associações representativas.
Nas atividades do CV3, consideraram-se, especificamente, os viticultores e produtores, as cadeias de distribuição, as empresas da logística, do HoReCa e turismo, assim como os representantes das empresas agroquímicas e de maquinaria agrícola e outros fornecedores. Para ampliar o outcome do projeto CV3, consideram-se, também, os dirigentes bancários e as companhias de seguros, das respetivas regiões.