A Magos IS apresentou no dia 12 de Janeiro, em Salvaterra de Magos, os resultados do ensaio de produção de arroz com rega gota-a-gota realizado nos campos demonstrativos da última edição da Agroglobal, em Santarém.
Este ensaio veio demonstrar que esta tecnologia de rega torna viável a produção de arroz em novas áreas agrícolas, fora das tradicionais bacias produtoras, conseguindo-se, simultaneamente, uma melhor gestão das infestantes, o principal fator biótico responsável pela perda de rendimento na cultura. Segundo o comunicado divulgado hoje pela Magos, o arroz surge, assim, como uma boa alternativa para integrar numa rotação de culturas agrícolas anuais.
Após o sucesso, em 2012, do primeiro ensaio de produção de arroz com rega gota-a-gota, em Pancas, concelho de Benavente (com continuidade em 2023), a Magos IS, a Rivulis, a Terra Pro e os seus novos parceiros neste ensaio da Agroglobal - a BASF e a ADP Fertilizantes -, aceitaram também o repto lançado pela organização da Agroglobal para testar nos campos da feira novos métodos e técnicas de produção de arroz, com o intuito de tornar a cultura mais rentável e sustentável.
O consórcio de empresas é unânime em considerar que os resultados do ensaio são promissores, antevendo-se uma solução de futuro para a cultura do arroz, que é cada vez mais afetada pela escassez de água e pelas infestantes.
A apresentação dos resultados finais do Ensaio Rega Gota a Gota na Cultura do Arroz realiza-se no dia 12 de janeiro de 2024, em Salvaterra de Magos.
Inscrições AQUI