O CEO da AGCO Corp. não podia faltar a um encontro como a Agritechnica e, depois de assumir protagonismo na conferência de imprensa internacional, teve o honroso gesto de receber novamente a Interempresas para disponibilizar a sua opinião mais detalhada sobre a evolução da empresa e a situação atual e futura dos mercados, dando especial atenção ao mercado ibérico.
Eric Hansotia, no stand da Precision Farming na Agritechnica 2023.
Antes de mais, gostaria de dizer que estou absolutamente satisfeito por fazer parte da grande equipa da AGCO. Durante estes três anos tivemos de enfrentar diferentes desafios e obstáculos, como a COVID-19, a guerra na Ucrânia... mas, no final de cada dia, mantemos o foco nos agricultores, queremos ser a melhor empresa para eles. E se olharmos para os resultados, já conseguimos superar os 9000 milhões de dólares de faturação nos três primeiros trimestres e fecharemos o ano perto dos 15000 milhões de dólares, com uma melhoria da rentabilidade, investindo em mais 60% de engenheiros e na incorporação de mais empresas no grupo. E também estamos a desenvolver o maior acordo tecnológico da história do setor agrícola com a joint venture com a Trimble. Por isso, sentimos que estamos a promover muitas mudanças que farão uma grande diferença para os agricultores e para os seus rendimentos.
Cada mercado, cada agricultor é diferente, com as suas próprias necessidades. Para aqueles que procuram a melhor tecnologia, alta produtividade ou inovações avançadas, temos a plataforma Fendt; para aqueles que necessitam de uma proposta de tecnologia e fiabilidade, contamos com a Massey Ferguson; a Valtra enquadra-se muito bem no canal Fendt, disponibilizando uma solução mais simples, mas também com elevadas prestações.
Sem dúvida. Mas a Trimble não se limitará a apoiar a Fendt, a Massey Ferguson e a Valtra, mas também continuará a servir outras empresas e também o mercado de reposição, para atender aqueles clientes que pretendam atualizar as suas máquinas.
Na Europa contamos com dois canais: um para a linha completa da Massey Ferguson e outro combinado para a Fendt e Valtra. Em ambos ocorrem mudanças, e todas as mudanças são efetuadas com o fim de ajudar os nossos distribuidores a terem um desempenho mais elevado junto dos clientes. Na AGCO, o nosso foco incide sobre os agricultores (lema Farmer First) e medimos a reação dos clientes aos produtos, bem como a dos nossos concessionários. Trabalhamos com eles e os seus contributos ajuda-nos a melhorar e eles também podem ser mais eficazes e ir desenvolvendo e fazendo crescer o negócio. Assim, os concessionários serão cada vez maiores, poderão investir mais em especialistas em novas tecnologias e poderão até aumentar o seu raio de ação.
Membros da equipa da AGCO Power, divisão do grupo especializada em motores.
Temos dois canais independentes, com produtos diferentes e formas distintas de chegar ao mercado. Mas o nosso objetivo é que todos os nossos concessionários, independentemente do respetivo canal, ofereçam o melhor apoio pós-venda e tecnológico do setor.
Após a joint venture com a Trimble, pensamos que é um bom momento para dar um passo atrás e fazer uma análise para melhorar o desempenho acordado no negócio das proteínas e tomar decisões face ao futuro. Como é que nos vamos posicionar melhor? Estamos a analisar alternativas que possam impulsionar esse negócio, o qual temos intenção de reposicionar nos próximos meses.
Se olharmos para o mercado em geral, vamos ser a empresa mais focada na indústria agrícola e acreditamos, de um modo geral, que os agricultores são consumidores de informação e interagem cada vez mais entre si. Consideramos que as grandes feiras comerciais centradas na mecanização, como a Agritechnica, são um excelente mecanismo capaz de reunir toda a gente, mas também nos vamos centrar nas ferramentas digitais onde possam aprender todos os dias, a qualquer momento, sem sequer precisarem de ir ao concessionário. Por conseguinte, ajudaremos os nossos distribuidores para que sejam capazes de organizar demonstrações no terreno e para que possam estar em melhor posição de apoiar os seus clientes. Estamos focados nos agricultores e, se eles nos procuram, devemos ser capazes de lhes dar a resposta adequada.
Conferência de imprensa da direção da AGCO/Fendt na Agritechnica 2023.
O mercado ibérico é muito importante para a AGCO. Existem muitas famílias com várias gerações de agricultores e esperamos que assim continue a ser no futuro. Mas também notamos que existem diferentes perfis de agricultores aos quais podemos disponibilizar apoio através das nossas marcas, e é essa a nossa intenção face ao futuro.
Continuaremos a investir. Estamos conscientes da importância de culturas como a vinha ou o olival nos mercados ibéricos e também estamos focados nas mesmas, como se pode ver pela excelente quota de mercado dos tratores Fendt no segmento das especialidades.
Após dois anos excecionais, a situação voltará provavelmente à normalidade em 2024. Os agricultores obtiveram lucros muito bons, pelo que acreditamos que o mercado se vai manter forte, embora não tanto como em 2022 e 2023.
Este ano teremos o nosso melhor resultado de sempre e estamos empenhados em crescer, independentemente de como evolui o mercado. Vamos investir mais 45%, o que representa também um recorde de tecnologia colocada à disposição de cada vez mais agricultores. Acreditamos que podemos avançar mais rapidamente do que o restante mercado.