O Crédito Agrícola revelou ontem os vencedores da 10ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola, que voltou a distinguir o que de melhor se faz em Portugal nos setores agrícola, agroalimentar e florestal nacional, em prol da sustentabilidade.
A cerimónia de entrega de prémios decorreu no auditório da Torre do Tombo, em Lisboa, integrada numa iniciativa da Rede Rural Nacional sobre a nova PAC, e contou com a participação da ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, e do presidente do Grupo Crédito Agrícola, Licínio Pina.
Na 10ª edição deste concurso, o enfoque das categorias foi para os desafios do setor e de que forma os projetos permitem dar resposta à transição energética e neutralidade carbónica, aos stresses bióticos e abióticos, à valorização de recursos endógenos e à segurança alimentar e nutricional.
Na categoria 'Transição Energética e Neutralidade Carbónica', venceu o projeto FiberLoop, o primeiro sensor de temperatura e humidade que utiliza fibras ópticas para detectar fugas de água com uma precisão de apenas um metro.
O prémio para a categoria 'Resposta a stresses Bióticos e Abióticos' foi entregue ao TrunkBioCode, biossensor para a detecção de Doenças do Lenho em Videira (DLV) in loco, utilizando uma quantidade de material vegetal ínfima, sem comprometer a viabilidade da planta.
Na categoria de 'Valorização de Recursos Endógenos', venceu a BioGrowth Pods, com um projeto de sementeiras biodegradáveis feitas de um biocompósito de fibras naturais obtido a partir de resíduos agrícolas da Região Autónoma da Madeira, como uma alternativa sustentável às bandejas e sacos de plásticos descartáveis utilizados na agricultura.
Por fim, na categoria de 'Segurança Alimentar e Nutricional', o prémio foi entregue a ImproVITA, produtora de um conservante alimentar natural que prolonga significativamente o efeito de antioxidantes e, consequentemente, aumenta o prazo de validade de frutas e legumes cortados, chamados produtos IV gama, e de sumos naturais.
Adicionalmente às quatro categorias a concurso, juntam-se mais três distinções
O 'Cultivo Sustentável de bivalves da Oceano Fresco', que se foca na produção de bivalves com escala e de forma sustentável e inovadora, através da instalação do primeiro viveiro de amêijoas em mar aberto do mundo, foi eleito como projeto de elevado potencial promovido por associado Crédito Agrícola.
A menção honrosa 'Jovem Empresário Rural' foi atribuída à Kropie, a plataforma online que reúne informações de estações meteorológicas, análises de solo e do ar, satélites e drones numa única plataforma para a gestão urbana, agrícola, vitivinícola e florestal.
E a distinção 'BfK Award by ANI' recaiu no projeto da cLabel+: Clean Label que se dedica à transformação de açúcares calóricos (sacarose) em açúcares saudáveis de alto valor funcional (prebióticos) nos alimentos finalizados (in situ).
O Prémio Empreendedorismo e Inovação do Crédito Agrícola é organizado pelo Crédito Agrícola, em parceira com a P-BIO e conta com o Ministério da Agricultura e Alimentação, como parceiro institucional.
Fonte: Confagri