A Toopi Organics, uma startup francesa de biotecnologia que desenvolve bioestimulantes agrícolas derivados da fermentação de urina humana, foi premiada com 8,4 milhões de euros pelo Acelerador EIC, o principal programa de inovação da Europa para startups de tecnologia avançada.
O financiamento inclui uma subvenção não dilutiva de 2,4 milhões de euros, bem como 6 milhões de euros em capital a ser investido em 2025. O primeiro passo da Toopi Organics consistirá no lançamento de 120 testes agronómicos em seis estados membros alvo: Bélgica, Holanda, Alemanha, Itália, Espanha e Portugal.
Todos os anos, 200 bilhões de litros de urina são descartados com mais de 6 triliões de litros de água potável em sanitários da UE. Ao mesmo tempo, a Europa enfrenta condições de seca cada vez mais frequentes e severas, e permanece altamente dependente de importações de fertilizantes (>70% para fósforo).
“Acreditamos que a urina é o elo perdido para fechar o ciclo de nutrientes entre consumidores e agricultores”, diz Alexandra Carpentier, CEO da Toopi Organics. “A urina não contém nutrientes suficientes para alimentar as plantas, mas é um excelente meio para cultivar micro-organismos de interesse agronómico. Estes micro-organismos podem solubilizar o fósforo do solo, capturar nitrogénio atmosférico ou proteger as culturas do stresse hídrico. Portanto, a reciclagem da urina é benéfica em vários níveis: preservação da água, uso de fertilizantes e qualidade do solo, assim como na pegada de carbono e produtividade das culturas”.
Em 2023, a Toopi Organics recolheu a urina de quase 2 milhões de cidadãos da UE. A empresa instalou urinóis sem água em áreas de descanso de autoestradas, parques temáticos e fez parcerias com empresas de aluguer de sanitários para recolher urina em festivais de música e eventos agrícolas na França, Bélgica, Espanha e Holanda. A empresa também lançou o seu primeiro produto – o Lactopi Start – em França e na Bélgica.
Este bioestimulante agrícola à base de urina, destinado a assegurar o crescimento inicial e otimizar a absorção do fósforo do solo, é aprovado para uso na agricultura orgânica em cinco estados membros da UE. Para aumentar a capacidade de produção e desenvolver novos produtos, a Toopi Organics fechou uma série A de 16 milhões de euros em setembro de 2023. O financiamento do Acelerador EIC agora abre novas perspectivas para a empresa: “O nosso primeiro local industrial em grande escala em França estará operacional em 2025, e um segundo seguirá na Bélgica. Com o apoio do EIC, podemos pensar em grande. Exploraremos as necessidades dos países europeus do norte e do sul, testaremos o nosso produto em culturas locais, começaremos a exportar os nossos produtos e planearemos a construção de duas fábricas adicionais na UE. Tudo será, portanto, duas vezes maior: a equipa, o número de agricultores que atendemos, os volumes de urina a recolher e o nosso impacto em termos de preservação da água e emissões de CO2 relacionadas a fertilizantes”, admite Michael Roes, cofundador e presidente da Toopi Organics.