O motor AGCO Power e a transmissão CVT reduzem o consumo, dependendo da marca, até 10% em comparação com o seu antecessor
A Valtra lança a 6.ª geração da Série S, o seu trator mais potente com até 420 CV fabricado na Finlândia, que se orgulha de ser o país mais feliz do mundo.
A Finlândia orgulha-se de ser o país onde o seu povo é o mais feliz do mundo. O seu argumento é sustentado por um ranking elaborado pelo UN World Happiness Report (Relatório Mundial da Felicidade). No país nórdico, foi projetada a sexta geração de tratores Valtra S e começará a ser fabricada no segundo trimestre de 2024.
De Suolahti, virá aquele que batizaram de 'O Chefe', que abrange um intervalo de potência de 280 a 420 CV, com motor AGCO Power de 8,4 litros e transmissão CVT, com redução na rotação do motor de 5% e até 10% no consumo de combustível em comparação com o antecessor da Série S, de acordo com a marca.
MODELO | POTÊNCIA e BINÁRIO DO MOTOR (CV / rpm) |
POTÊNCIA e BINÁRIO DO MOTOR Com Boost (CV / rpm) |
S286 | 280 / 1250 | 310 / 1400 |
S316 | 310 / 1350 | 340 / 1500 |
S346 | 340 / 1500 | 370 / 1600 |
S376 | 370 / 1550 | 400 / 1700 |
S396 | 400 / 1700 |
420 / 1750 |
S416 | 420 / 1750 | 420 / 1750 |
Embora o seu interior tenha melhorias significativas, a primeira novidade pode ser vista no design porque, mesmo inspirado na geração anterior, há uma inclinação maior do capô, o que aumenta a visibilidade na área frontal. O sistema de iluminação totalmente integrado inclui luzes de cruzamento e de estrada, luzes de circulação diurna e luzes de trabalho de curto alcance na parte da frente. No total, existem 16 LED.
A cabina é importada da 5.ª geração das séries N, T e Q, que é acessível através de degraus menos inclinados. Inclui, claro, o joystick SmartTouch a partir do qual pode controlar as principais funções do trator com bastante simplicidade e conforto.
Ambas são megatendências fundamentais na evolução da Série S, que pretende tornar-se uma grande aliada tanto em termos de produção quanto de apoio aos agricultores. Dois terços dos seus componentes vêm da própria Finlândia e a fábrica funciona com 100% de energia renovável.
A Série S é compatível com gasóleo renovável e deixará a Suolahti com o gasóleo renovável Neste My no seu depósito. Os responsáveis da marca insistem que a tecnologia de agricultura inteligente oferecida pela Série S reduz os insumos e o tempo e diminui o consumo de combustível, tornando o trabalho do agricultor mais eficiente e sustentável.
Uma tecnologia destacada pela marca para ganhar eficiência é a rotação automática da cabeceira SmartTurn, com quatro padrões de rotação (Modo Campo Parcial, Rotação em U, Rotação em Y e Rotação em K). Possui uma ampla gama de sistemas inteligentes ligados à agricultura de precisão e está a trabalhar em novas funções, como a gestão de alfaias para tratores (TIM) baseada em ISOBUS, prevista para 2025.
Um dos argumentos que tem historicamente identificado a Valtra é a sua grande capacidade de fazer com que os seus clientes sintam que o seu trator é único e satisfaz exatamente todas as características e detalhes pretendidos, por mais ou menos relevantes que possam parecer.
Nesse sentido, o programa Valtra Unlimited ganhou popularidade nos últimos anos e mais de um terço dos tratores saem da fábrica de Suolahti com algum tipo de personalização Unlimited. Estas características estarão disponíveis para todos os modelos da 6.ª geração da Série S, incluindo o Sistema de Lubrificação Central (CLS), o sistema de som de última geração (incluindo Apple CarPlay e Android Auto) ou o sistema que utiliza câmaras montadas no trator, um ecrã de alta definição e algoritmos avançados de aprendizagem automática para detetar automaticamente objetos que se movem na frente do trator e alertar o condutor para melhorar a segurança no campo e na estrada.
Durante a apresentação, o vice-presidente de marketing da Valtra EME (Europa e Oriente Médio), Mikko Lehikoinen, explicou como estes tratores são especialmente benéficos para clientes de alta potência: “as grandes explorações e empreiteiros agrícolas dependem das soluções certas para realizar tarefas agrícolas inteligentes avançadas da forma mais eficiente possível. A Valtra Unlimited tem uma posição única para oferecer exatamente o que cada empresa precisa para cultivar de forma mais eficiente, ergonómica e segura.”
“O mercado tende para o trator grande”
Em declarações à Interempresas, o diretor-geral da Valtra EME, Jari Rautjärvi, expressou confiança nas possibilidades que a nova Série S pode abrir em alta potência porque “o mercado mostra uma clara tendência para o trator grande”. “A Valtra sempre teve uma presença importante neste segmento, reforçada recentemente com a Q Series e agora devemos conseguir aumentar a nossa participação, sem esquecer das grandes oportunidades oferecidas pela Série T.” O gestor acredita que um fortalecimento da oferta pela alta potência pode servir para melhorar as vendas também nas restantes gamas.
Por outro lado, e em relação ao mercado espanhol, Rautjärvi disse que “a participação de mercado é boa, os novos produtos estão a ser aceites e permitem-nos alcançar novos clientes”. “Olhando para o futuro, prefiro não apontar um objetivo específico de penetração, mas esperamos crescer”, concluiu.
Séries de tratores VALTRA
Série S 6.ª ger: 280-420 CV
Série Q: 230 - 305 CV
Série T: 155 - 271 CV
Série N: 135 - 201 CV
Série G: 105 - 145 CV
Série A: 75 - 130 CV
Série F: 75 - 105 HP