Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Inovações 5.0: Robótica e IoT transformam a viticultura

INESC TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência)09/11/2023
O “Synergy Day - Robotics and IoT for Vineyards" é um evento único, onde foram apresentados protótipos de tecnologia IoT e de robótica com potencial para revolucionar o sector vitivinícola.

Realizado no passado dia 26 de outubro, no Museu do Douro e na Quinta do Seixo, em Valença do Douro, o evento foi promovido pelo INESC TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência), com o apoio do InovTechAgro, da Sogrape e da ADVID.

Foram apresentados os principais protótipos desenvolvidos pelo INESC TEC no contexto dos projectos SCORPION, NOVATERRA, agROBOfood, Demeter, Vine&Wine e PRySM.

O evento contou com dois momentos distintos: um momento na parte da manhã, em sala, com palestrantes; e um momento da parte da parte, com apresentação de robôs a funcionar em contexto de vinha de montanha.

Sessão de abertura do Synergy Day
Sessão de abertura do Synergy Day

A sessão da manhã, que decorreu no Museu do Douro, pretendeu dar uma perspetiva abrangente dos desenvolvimentos mais recentes em robótica e IoT aplicados à vinha de encosta. Para tal, contou com um painel internacional de oradores, no qual foram abordadas temáticas como os alcances mais recentes do projeto Demeter, com Senka Gajinov da DunavNET, soluções de IoT desenvolvidas para o contexto de culturas lenhosas, com Pedro Moura e Leandro Rodrigues, do INESC TEC, apresentação dos desenvolvimentos do projeto agROBOfood, com Jesús Pablo González da Eurecat, e uma perspetiva geral de vários projetos que abordam a temática da robótica na agricultura e perspetivas futuras, com base em experiências passadas com Ard Nieuwenhuizen, da WUR.

Por fim, Filipe Santos, coordenador do TEC4AGRO-FOOD (iniciativa do INESC TEC para o Agro-Alimentar e Floresta) e responsável pelo laboratório TRIBE, apresentou o roteiro de I&D do INESC TEC para o setor agro-florestal.

Demonstração de soluções IoT do TRIBE
Demonstração de soluções IoT do TRIBE

O laboratório TRIBE do INESC TEC, é o único na península Ibérica que se foca na investigação de desenvolvimento de robótica e IoT para aplicação em contexto de Agricultura e Floresta de Precisão Inteligente. Este laboratório tem como objetivo principal o desenvolvimento de soluções avançadas de robótica, automação e IoT para melhorar os níveis de inteligência, rentabilidade, precisão e automação em contexto de agricultura e floresta, com particular atenção para três contextos: culturas permanentes (tais como, vinhas, olivais e árvores de frutos), colheita de biomassa florestal, e culturas protegidas.

O segundo momento, que ocorreu na Quinta do Seixo, da Sogrape, foi utilizado para demonstração dos robôs desenvolvidos pelo TRIBE do INESC TEC. Este encontro no terreno permitiu aos participantes observarem em contexto real as soluções robóticas desenvolvidas e as várias operações que é possível executar com as mesmas. Em particular foram apresentados os robôs WETA, Modular-E com MowIT e adubador e Modular-E com pulverizador.

Robô WETA
Robô WETA

O robô WETA foi desenvolvido no âmbito do projeto SCORPION, e é capaz de realizar pulverização de precisão em contexto de vinha de montanha ou em socalcos. Os níveis de precisão e autonomia do WETA permitem reduzir os desperdícios de produtos fitofármacos, reduzindo custos para os vitivinicultores e o impacto ambiental destes fitofármacos. O robô WETA está dotado de um pulverizador avançado, desenvolvido pela empresa TEYME, que é capaz de trabalhar em modo offset e efetuar a recuperação de cauda, reduzindo ao mesmo tempo a exposição humana e animal a pesticidas, o uso de água e os custos de mão-de-obra.

O projeto SCORPION centra-se em vinhas de encosta mas com impacto noutras culturas permanentes de elevado valor (olivais e fruticultura). O WETA, para além de permitir pulverizações de alta precisão em culturas permanentes, está preparado para a aplicação de tratamentos UV-C que poderão eliminar parcialmente a necessidade de fitofármacos. O WETA recorre a tecnologia GNSS avançada, utilizando todo o potencial do sistema de localização Europeu, denominado de Galileo, fundido com uma solução mapeamento de localização do INESC TEC, permitindo alcançar um sistema de navegação seguro, confiável e robusto para funcionamento contínuo, mesmo nas mais adversas condições (por exemplo, ausência de GPS, ou luminosidade).

Modular-E com Adubador Herculano e ferramenta Mowit
Modular-E com Adubador Herculano e ferramenta Mowit

Nesta sessão, também foi também apresentado o robô modular denominado Modular-E, que pode transportar várias ferramentas, o que o torna numa solução versátil para a realização de várias tarefas.

Este robô com menos de quatrocentos quilos e totalmente autónomo permite a realização de novas abordagens sustentáveis no controlo da vegetação e gestão do solo, entre outras. No Synergy Day, o Modular-E foi apresentado com três ferramentas: MowIT, adubador e pulverizador. A ferramenta MowIT foi desenvolvida no âmbito do projeto NOVATERRA e permite apoiar as atividades de controlo da vegetação, reduzindo custos e impactos ambientais. Nesta fase o MowIT permite fazer a manutenção do coberto vegetal na entrelinha com perspetiva futura de corte também na linha.

O adubador foi um primeiro protótipo apresentado e desenvolvido em parceria com a Herculano, no âmbito do PRR Vine&Wine. Esta ferramenta, em linha com o conceito de agricultura de precisão, permitirá tornar a operação de adubação de solo mais eficiente e precisa. No âmbito deste projeto, está ainda previsto o desenvolvimento de soluções para monitorização, fertilização da folha e vindima.

Modular-E com Pulverizador de precisão
Modular-E com Pulverizador de precisão

O terceiro robô, o Modular-E com pulverizador, desenvolvido no contexto do projeto PRySM, foi desenvolvido em parceria com a Pulverizadores Rocha, e permite a pulverização de precisão em contextos de vinha de encosta. Como a pulverização é uma das operações com mais impacto, soluções como a do PRySM permitirão reduzir custos operacionais, executar práticas culturais atempadas e aumentar a flexibilidade das operações. A solução PRySM, apesar de não apresentar os mesmos níveis de precisão da solução WETA, é a solução com custo de produção significativamente inferior e que poderá beneficiar os pequenos e médios vitivinicultores a curto prazo.

REVISTAS

Olival 2024FNA24Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial