Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

WAPA revê em baixa a produção de maçã e pera na UE

01/11/2023

A Associação Mundial da Maçã e da Pera (WAPA) divulgou a sua revisão em baixa das previsões de colheita de maçãs e peras na União Europeia (UE).

Com a primeira parte da colheita deste ano a decorrer, a WAPA começou a rever a sua previsão anual da colheita de maçã e pera com base nas últimas informações dos seus membros sobre a época. As primeiras estimativas da maçã da UE, que foram divulgadas em 3 de agosto durante a conferência Prognosfruit, indicaram uma diminuição de 3,3 % em comparação com o ano passado, para um total de 11 410 681 t. A colheita de peras da UE para 2023 foi estimada em 12,9 % em comparação com a colheita do ano passado, com um total de 1 745 632 t.

Imagen

A previsão antecipada é divulgada durante a Prognosfruit, quando a colheita está prestes a começar. Por conseguinte, a colheita pode ainda ser afetada por factores naturais e climáticos até ao final de outubro, com um impacto positivo ou negativo na quantidade e qualidade da colheita. Historicamente, estes ajustamentos das previsões correspondem a pequenas variações percentuais.

As primeiras atualizações da rede de associações nacionais de produtores da Prognosfruit indicam que as condições relacionadas com as alterações climáticas afetaram negativamente a colheita nas semanas seguintes à publicação das estimativas originais. Os estragos climáticos incluíram secas, inundações, granizo, noites quentes e um risco acrescido de pragas em toda a UE. Noutros casos, as chuvas e as noites mais frias tiveram um impacto positivo no desenvolvimento do calibre e na coloração, respetivamente, em algumas regiões produtoras.

Relativamente a esta época, embora se espere que a colheita de maçãs continue durante várias semanas, com base nos primeiros ajustamentos regionais (tanto para cima como para baixo), a WAPA estima que a colheita de maçãs de 2023 deverá situar-se ligeiramente abaixo dos 11 milhões de toneladas (cerca de 4% abaixo da previsão inicial).

No que diz respeito às peras, uma nova diminuição da previsão em Itália, Espanha, Bélgica e Países Baixos conduzirá a uma colheita inferior, ainda mais baixa do que em 2021. Prevê-se que a colheita final de peras seja de cerca de 1 720 000 toneladas, cerca de 6 % inferior à previsão inicial.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    13/11/2024

  • Newsletter Agriterra

    06/11/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial