Informação profissional para a agricultura portuguesa
Estudo apresentado em sede da Parca comprova margem negativa na produção

Fenalac defende preços do leite à produção

21/09/2023
Na passada semana, foi apresentado em sede da Parca – Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Alimentar, o Observatório de Preços Agroalimentar, instrumento que permite acompanhar o preço de um conjunto alargado de produtos alimentares essenciais, desde a Produção até ao Consumo.
Imagen

Trata-se de um mecanismo de maior importância para promover a transparência da formação de preços no mercado agroalimentar, em particular num período inflacionista, caracterizado pelo aumento do preço da energia, dos fertilizantes e das matérias-primas para alimentação animal.

"Estamos convictos que o Observatório será determinante para acompanhar os mercados e para a promoção de Políticas Públicas bem direcionadas e eficientes" afirma a Fenalac- Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite.

Foi também apresentado nesse fórum uma versão preliminar do Estudo de Cadeia de Valor do leite UHT, que determinou as margens de lucro líquidas ao nível da Produção, da Indústria e da Distribuição, para este segmento de consumo.

Ficou patente que as margens da produção de leite são muito reduzidas, sendo que no início do ano de 2021 foram mesmo negativas, razão pela qual nos parece evidente que os níveis atuais de remuneração do leite à produção não podem ser reduzidos.

As margens de lucro da produção de leite em 2023 estão ao nível da sustentabilidade económica básica pelo que qualquer alteração do preço do leite ao produtor coloca em causa a sobrevivência das explorações leiteiras em Portugal.

Por fim, a Fenalac apelou para que sejam promovidos estudos similares para as cadeias de valor de outros produtos láteos, desde logo o queijo, segmento muito relevante no setor.

Fonte: Fenalac
Atlas – Mediadora de Seguros Lda.Agrogarante - Sociedade de Garantia Mútua, S.A.

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial