Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa
Bem-estar dos animais e proteção das culturas

Para a BKT a sustentabilidade anda de mãos dadas com a simplicidade

18/09/2023

Os pneus da BKT são fundamentais para ajudar Adrien Lorieu, o proprietário da quinta L'Orée des Bois, no seu trabalho. Diariamente, este jovem agricultor aplica um modelo de pecuária 100% sustentável, em que o respeito pelo bem-estar animal e a exploração equilibrada da terra se tornaram um verdadeiro modo de vida.

Imagen

Um novo e empolgante projeto de vida. É esta a faísca que alimenta os dias do jovem agricultor francês Adrien Lorieu, proprietário da exploração pecuária de Saint-Martin-Des-Noyers, em Vendée. No centro da sua mudança de vida está o bem-estar dos animais que cria, bem como o respeito pelas culturas da exploração. Graças a parceiros como a BKT, estas são tratadas corretamente para produzir forragens de excelente qualidade. A abordagem circular simples e sustentável das atividades agrícolas é um exemplo único. A BKT optou por incluir a quinta entre as suas Stories devido à natureza excecional dos valores subjacentes.

Eis a história: A quinta L'Orée des Bois situa-se em Vendée, no sul da região de Pays de la Loire, numa zona conhecida pelas suas paisagens e pelo seu rico património agrícola. Aqui, Adrien e a sua família criam porcos, aves e vacas da raça Angus, cuja carne distribuem exclusivamente através de talhos e restaurantes das redondezas para garantir produtos de primeira qualidade, rastreáveis e zero quilómetros. Assim, não há venda direta na exploração.

Jovem agricultor francês Adrien Lorieu, proprietário da exploração pecuária de Saint-Martin-Des-Noyers, em Vendée
Jovem agricultor francês Adrien Lorieu, proprietário da exploração pecuária de Saint-Martin-Des-Noyers, em Vendée.

Nada de novo até agora, exceto o facto de os porcos dormirem sobre palha, as aves de capoeira estarem nos campos e as vacas serem criadas ao ar livre. Este é, de facto, um dos raros exemplos de agricultura não industrial, em que um dos princípios fundamentais é criar os animais de forma natural, de acordo com as suas necessidades, sem aditivos. Os porcos, por exemplo, têm 50 metros quadrados de espaço livre para se movimentarem.

Para além da criação, na quinta, cultiva-se trigo, cevada e sementes de girassol para utilização como forragem para os animais. Os cereais e girassol são misturados através de tecnologia computorizada de acordo com as necessidades específicas dos diferentes tipos de animais. Por exemplo, os pintos recebem uma alimentação específica, diferente da dos leitões ou dos frangos adultos, e assim por diante – com o máximo respeito pela sua vida natural.

E, sempre de acordo com os princípios de sustentabilidade que estão por detrás de todas as atividades de L'Orée des Bois, são adotados métodos de sementeira direta, ou seja, sem mobilização do solo a mais de 40 cm de profundidade, a fim de não perturbar o ciclo de vida do solo, mantendo a sua estrutura orgânica e fertilidade.

Precisamente com o objetivo de preservar a qualidade do agroecossistema presente na propriedade, Adrien escolheu os pneus da BKT para equipar os seus veículos agrícolas (tratores e camiões basculantes de mais de 20t) nos últimos 6 anos, uma vez que são particularmente adequados graças às suas características excecionais.

“Como as máquinas estão a ficar cada vez mais pesadas, precisamos de pneus que nos ajudem a não estragar a terra”, afirma Adrien. “Os pneus da BKT são os mais adequados graças às suas propriedades especiais de flutuação e porque são rápidos e apresentam um bom desempenho quando passamos dos campos para a estrada. Também beneficiamos de uma excelente tração, uma das dificuldades mais comuns no nosso trabalho, para as cargas muito pesadas que temos de transportar todos os dias.”

Um novo trator chegará em breve à quinta de Adrien: o eixo dianteiro estará equipado com o Agrimax V-Flecto, um pneu que pode transportar cargas pesadas com uma pressão inferior à dos pneus normais e dos pneus IF, atingindo velocidades elevadas; enquanto o eixo traseiro estará equipado com o Agrimax Force, o produto estrela da BKT, especificamente concebido para aplicações de movimentação da terra, transporte e colheita com tratores e ceifeiras de alta potência. Graças à tecnologia IF, este pneu pode transportar cargas pesadas a uma pressão mais baixa do que com um pneu normal, reduzindo a compactação do solo.

Os dois reboques de três eixos já estão equipados com o Ridemax FL 693 M há seis anos, o pneu ideal para viagens frequentes em troços de estrada com reboques e camiões-cisterna.

Criação e agricultura sustentáveis? Este é um exemplo prático: simples, mas, sobretudo, exequível.

O segredo? Um plano claro, uma fé inabalável na natureza e – agora mais do que nunca – confiar na tecnologia certa. Estes aspetos distintivos são os valores fundamentais de empresas como a BKT, que sempre esteve atenta às vantagens para o cliente. A empresa, líder na indústria de pneus off-highway, pode fornecer uma variedade de produtos de elevado desempenho para apoiar os agricultores que trabalham arduamente e que, tal como Adrien, transformam os esforços no campo num projeto de vida, para si próprios e para a comunidade a que pertencem. 

REVISTAS

Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    22/05/2024

  • Newsletter Agriterra

    15/05/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial