Um ano após a inauguração das suas instalações, o InnovPlantProtect (InPP) convida empresas e produtores agrícolas a visitar a sua sede, situada na Estação Nacional de Melhoramento de Plantas (INIAV Elvas) no dia 13 de Setembro, para dar a conhecer a sua equipa de especialistas e as atividades atualmente em curso. O evento está previsto decorrer das 9h30 às 12h00 com um almoço volante.
O InPP é um laboratório colaborativo que visa desenvolver, até ao nível de prontidão tecnológico 6 (TRL6), soluções bio-inspiradas e digitais inovadoras para proteger as culturas e produtos pós-colheita contra pragas e doenças e promover modos de produção agrícola mais seguros, inteligentes e produtivos, ajustáveis às variações introduzidas pelas mudanças climáticas e ambientalmente mais sustentáveis.
No âmbito das suas capacidades, o InPP desenvolve um conjunto de serviços que disponibiliza às empresas, desde a identificação de pragas e doenças à identificação genética de variedades e a caracterização do microbioma de solos e de plantas. Estando ainda em condições de desenvolver plataformas digitais para diversas finalidades agrícolas, incluindo a visualização e análise de dados de imagem.
Os biopesticidas são um dos tipos de produtos desenvolvidos pelo InPP. Neste contexto foi submetido recentemente um pedido de patente definitiva e patentes provisórias para dois produtos, um contra o fogo bacteriano e outro contra a piriculariose do arroz. O InPP desenvolve também plataformas digitais de vários tipos, propondo-se criar um hub agro-digital para a gestão, análise e utilização de dados agronómicos, e desenvolve modelos de previsão e progressão de pragas e doenças, recorrendo entre outras tecnologias, à inteligência artificial.