Gottlieb Basch, investigador do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento e professor catedrático no Departamento de Fitotecnia da Universidade de Évora, foi um dos cinco premiados internacionais da iniciativa 'No-Till Legends'.
Esta iniciativa promovida pela 'No-Till Farmer', uma revista americana de agricultura dedicada à sementeira direta e agricultura de conservação há 60 anos, começou a reconhecer, em 2017, dezenas de figuras internacionais ligadas à agricultura de conservação e pioneiros na aplicação de técnicas como a sementeira direta. Desde então têm vindo a ser questionados sobre a continuidade desta iniciativa de reconhecimento, tendo lançado novamente esta iniciativa no início deste ano e que se pretende que continue.
No início do ano, vários interessados internacionais na área da agricultura de conservação reuniram uma lista de 52 pessoas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento, promoção e divulgação internacional dos muitos benefícios da agricultura de conservação e sementeira direta. Os cinco homenageados deste ano foram selecionados, a partir dessa lista, por um painel de juízes. Gottlieb Basch foi reconhecido na categoria recentemente criada 'International No-Till Educators'.
Gottlieb Basch é doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Georg-August de Göttingen, Alemanha. Em 1984, a sua tese comparou a utilização da sementeira direta e das rotações diversificadas de culturas com os sistemas de cultivo convencionais utilizados no sul de Portugal. Com base nos resultados promissores, Gottlieb Basch passou quatro décadas a investigar o contributo da aplicação dos princípios da agricultura de conservação a nível ambiental, agronómico e económico, da saúde do solo, da biodiversidade, do sequestro de carbono, da redução das emissões de gases com efeito de estufa.
Desde 1991, Gottlieb Basch integra o MED (antigo ICAAM) trabalhando na conservação do solo e na dinâmica do carbono do solo. Entre 2020 e o início de 2023 foi coordenador do grupo de investigação do MED 'Solo, Água e Clima' e desde 2020 até ao presente, coordenador da linha temática do MED 'Agricultura de Regadio'. É autor ou coautor de mais de 40 artigos de investigação em revistas internacionais e de vários capítulos de livros.
É membro da direção da APOSOLO-Associação Portuguesa de Mobilização de Conservação do Solo desde a sua fundação em 1999, foi presidente da Federação Europeia de Agricultura de Conservação de 2003 a 2008 e é de novo desde 2011, e é membro do International Conservation Agriculture Advisory Panel para África. Esteve também envolvido em vários projetos internacionais de agricultura de conservação na União Europeia e em África. Atualmente também é membro do grupo de peritos da União Europeia para as remoções de carbono.