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“Quando se tem consciência da sua própria identidade, natureza e objetivo, não há necessidade de olhar para os outros ou, pior ainda, de os mencionar constantemente”

Entrevista com Arvind Poddar, CEO da BKT

BKT13/09/2023

Arvind Poddar, CEO da Balkrishna Industries Ltd. (BKT), explica a história da empresa, que revela como a singularidade desta marca de renome mundial percorre um caminho que é, afinal, familiar, com a mesma herança de gestão desde o início.

Há grandes marcas que dominam o mercado, não só devido às suas capacidades inovadoras e comerciais, mas também devido à singularidade da sua organização. Embora seja bastante comum imaginar as multinacionais como sendo geridas por várias empresas internas com outras tantas submarcas, ou por empresas externas com participações e fundos financeiros, algumas histórias empresariais são muito mais simples e, no entanto, globalmente bem-sucedidas.

É isto que Arvind Poddar, CEO da BKT, pretende transmitir nesta entrevista. As suas raízes remontam a 1988 e, desde então, a sua determinação inabalável, o seu espírito animado e a sua perspicácia empresarial lançaram as bases do sucesso atual: partilha, transparência, inclusão, cumprimento das regras e respeito pelos concorrentes.

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Arvind Poddar numa conferência de imprensa internacional em Mumbai, na Índia, em fevereiro.

Como começou a história da BKT e de quem foi a ideia de entrar no sector dos pneus e, mais especificamente, no segmento dos pneus todo-o-terreno?

O percurso da BKT começou em 1988 em Aurangabad, na Índia Ocidental, quando o meu pai, o falecido Mahabirprasad Poddar, e o meu irmão mais velho, o falecido Suresh Poddar, fundaram a empresa para produzir pneus para veículos de 2 ou 3 rodas para o mercado indiano. Em 1991, juntou-se a nós outro membro da família, o falecido Pramod Poddar, o meu primo em primeiro grau, que reforçou ainda mais a nossa equipa com a sua valiosa experiência.

À medida que o mercado dos veículos de 2 ou 3 rodas se tornava cada vez mais concorrido, Pramod Poddar reconheceu uma oportunidade promissora no sector internacional dos pneus todo-o-terreno (OHT). Enquanto família com visão para o futuro, tomámos a decisão estratégica de alterar gradualmente o nosso foco dos veículos de 2 ou 3 rodas para a atividade OHT. Apoiados pelo nosso sucesso inicial, expandimos a nossa capacidade de produção estabelecendo outra fábrica em Bhiwadi, no norte da Índia, assegurando fornecimentos constantes para satisfazer a procura crescente. No entanto, durante a primeira década, o nosso crescimento foi limitado, uma vez que nos concentrámos em estabelecer os nossos produtos no mercado.

No final do exercício financeiro de 2006-2007, o nosso volume de negócios foi de 84 milhões de euros (à taxa de câmbio atual). Em 2007, iniciámos uma jornada de transformação, definindo uma nova estratégia abrangente que enfatizava a qualidade do produto e a criação da marca. Esta abordagem levou-nos a ultrapassar o marco notável de mil milhões de euros de volume de negócios em 2022, consolidando a nossa posição como uma força excecional no setor.

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A empresa está firmemente empenhada na I&D.

Esta conquista é um testemunho do empenho inabalável da nossa equipa e da liderança visionária de Mahabirprasad Poddar, Suresh Poddar e Pramod Poddar. Para o futuro, continuamos concentrados em ultrapassar os limites da inovação, fornecer produtos de qualidade superior e traçar um caminho de crescimento e sucesso sustentados.

Atualmente, o nosso percurso conduziu a um crescimento notável e a numerosos marcos. Orgulhamo-nos de operar quatro unidades de produção de pneus de última geração, equipadas com tecnologias avançadas, juntamente com um centro de I&D totalmente equipado, que inclui uma pista de testes interna. Esta infraestrutura permite-nos inovar continuamente e oferecer soluções de ponta. A influência da BKT estende-se a todos os segmentos do setor dos pneus todo-o-terreno, servindo diversas indústrias e aplicações. Com um extenso catálogo de mais de 3200 SKU, oferecemos a mais vasta gama de pneus especializados nestes setores. Esta gama de produtos permite-nos satisfazer as necessidades e exigências únicas dos nossos clientes, reafirmando a nossa posição como fornecedor líder no mercado de pneus todo-o-terreno.

Têm outras marcas ou parcerias com outras empresas?

Não, só possuímos a marca BKT. Enquanto empresa, mantemos um foco único na nossa própria marca e não temos parcerias diretas ou indiretas com qualquer outra empresa ou marca. A nossa dedicação reside unicamente na construção e promoção da marca BKT, assegurando que esta representa os nossos valores, a qualidade e o compromisso com a excelência. Ao manter esta exclusividade, podemos canalizar todos os nossos esforços e recursos para a melhoria e expansão contínua da presença da marca BKT no mercado, sem qualquer distração ou diluição da nossa identidade.

A transparência para com as partes interessadas é um dos pilares que distingue a sua história. É daí que vem a sua liderança incontestável?

Estamos muito orgulhosos do sucesso que a BKT alcançou como marca internacional no setor dos pneus todo-o-terreno, graças a uma série de características distintivas. Entre estes, a boa gestão financeira representa, sem dúvida, um dos fatores que nos permitiu alcançar este objetivo, dando-nos a oportunidade de investir constantemente no crescimento integral e na inovação tecnológica. Isto é ainda demonstrado pela recente abertura da fábrica de Bhuj a mais de cem jornalistas de todo o mundo, o que constitui um exemplo claro da nossa transparência e coerência em tudo o que dizemos, estando disponíveis para participar em debates e dar seguimento a cada declaração.

Como é que uma empresa multinacional tão grande como a vossa pode estar próxima das pessoas? Que valor atribuem à Responsabilidade Social das Empresas?

A cultura corporativa da BKT representa o nosso ADN e orienta todas as atividades e decisões estratégicas, fornecendo-nos uma bússola ética que nos orienta para alcançarmos os nossos objetivos. Criamos um ambiente de trabalho motivador e envolvente para todos os nossos funcionários porque reconhecemos que cada indivíduo é parte integrante do sucesso da empresa. Além disso, estamos firmemente empenhados em reduzir o impacto ambiental das nossas atividades de produção e em melhorar a saúde e a segurança dos nossos funcionários.

Para o conseguir, implementámos uma série de políticas e práticas empresariais sustentáveis, incluindo a utilização de energias renováveis nas nossas fábricas e a redução das emissões de CO2. Acreditamos firmemente que a sustentabilidade é uma responsabilidade social importante para todas as empresas e estamos empenhados em fazer a nossa parte para contribuir para um futuro melhor para o nosso planeta. Além disso, estamos a trabalhar ativamente no desenvolvimento de pneus cada vez mais sustentáveis, capazes de proporcionar um elevado desempenho sem comprometer o ambiente. A sustentabilidade é uma componente fundamental da missão da nossa empresa e continuaremos a investir em soluções inovadoras para promover um mundo mais ecológico e sustentável.

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Vista aérea das instalações centrais em Bhuj (Índia).

Qual é a chave do sucesso de uma marca como a vossa e como conseguem manter uma presença tão forte em todo o mundo durante tanto tempo?

A BKT é uma marca de sucesso no setor dos pneus todo-o-terreno, também graças à sua forte presença global no canal OEM, bem como no mercado pós-venda, onde trabalhamos com parceiros de distribuição em mais de 160 países. Esta ampla cobertura de mercado, combinada com a qualidade dos nossos produtos e serviços, valeu-nos uma reputação de excelência na indústria. A nossa comunicação com os nossos clientes, eficaz e transparente, reforça ainda mais esta reputação. Embora existam outras marcas indianas que afirmam possuir produtos com a mesma qualidade dos nossos, os factos demonstram que a BKT é verdadeiramente única. Estamos confiantes de que os nossos clientes finais e os revendedores de pneus que trabalham com a gama BKT reconhecem a nossa superioridade em termos de qualidade e desempenho, o que fala por si. A fidelidade dos nossos clientes e o facto de confiarem em nós para as suas necessidades em termos de pneus todo-o-terreno é uma prova do nosso sucesso.

A simples origem geográfica de uma empresa não confere, por inerência, uma qualidade de produto idêntica, nem garante resultados rápidos, como algumas marcas podem tentar insinuar ou alcançar. A ascensão de qualquer marca, incluindo a BKT, requer anos de dedicação inabalável, esforço determinado e compromisso com a excelência. Esforçamo-nos constantemente por expandir a nossa carteira, não só em termos de produtos de qualidade superior, mas também na amplitude e natureza duradoura das nossas ofertas. A nossa busca pela excelência não tem limites, uma vez que nos esforçamos continuamente por ultrapassar as referências anteriores e elevar os padrões da nossa indústria.

Algumas marcas mais recentes afirmam que a qualidade dos seus produtos é igual à da BKT e que os preços são muito mais baratos. Como reage a isto?

Para fabricar um pneu da mais alta qualidade, é necessária uma atenção meticulosa a cada aspeto da sua criação, começando pelo fornecimento de matérias-primas de qualidade superior, estabelecendo uma infraestrutura de produção de ponta e implementando normas de qualidade rigorosas no processo. Além disso, uma equipa excecional de pessoas qualificadas desempenha um papel indispensável na busca pela excelência no fabrico de pneus. Tendo em conta o que já foi dito, é evidente que oferecer ao mercado um nível de qualidade equivalente, mas a um preço inferior, não é uma proposta sustentável, uma vez que significaria comprometer estes elementos cruciais que contribuem para a qualidade e o desempenho inigualáveis dos nossos produtos.

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Arvind Poddar dirige o rumo de uma multinacional “familiar”.

Como pode ter a certeza da sua vantagem competitiva, especialmente num mercado em rápida mutação?

Para manter uma vantagem competitiva num mercado em constante evolução, a qualidade dos produtos da BKT representa apenas um dos aspetos da nossa abordagem como marca de excelência. A nossa dedicação à inovação é um elemento-chave que nos distingue de muitas outras marcas. No entanto, não nos limitamos a oferecer produtos de alta qualidade; também nos esforçamos por adotar estratégias de marketing superiores. Ao longo dos anos, desenvolvemos estratégias que visam não só aumentar a notoriedade da marca BKT, mas também criar uma experiência envolvente para os nossos clientes. Através da participação em feiras comerciais e eventos da indústria, em campanhas publicitárias, com patrocínios desportivos e outras iniciativas específicas, posicionamos consistentemente a BKT como um líder da indústria e consolidamos a nossa reputação.

Olhando para o futuro, continuaremos a investir na I&D, em tecnologias de ponta e em estratégias de marketing com impacto. Estamos determinados a exceder continuamente as expetativas dos nossos clientes e a reforçar a nossa liderança na indústria dos pneus todo-o-terreno. O nosso objetivo consiste em fornecer uma solução global que ultrapasse todas as expetativas, reafirmando a nossa posição como referência incontestável no setor.

Dominar um segmento de mercado significa possuir estratégias vencedoras ou simplesmente ser o mais forte? Já pensou em criar submarcas para garantir uma quota maior?

Esta pergunta dá-me a oportunidade de abordar uma questão importante. Ouvimos rumores e tomámos conhecimento através de entrevistas de marcas que, apesar dos seus melhores esforços, tentam associar-se à BKT sem possuírem qualquer ligação connosco. Ao longo do nosso percurso, nunca sentimos a necessidade de nos compararmos com os outros, nem mesmo num passado distante. Sabemos quem somos, conhecemos as nossas raízes e sempre fomos claros quanto aos nossos objetivos, mantendo-nos fiéis ao nosso percurso sem nos desviarmos dele. Com os nossos recursos inabaláveis, demos todos os passos necessários, sempre com os olhos postos no futuro. Quando se tem consciência da sua própria identidade, natureza e objetivo, não há necessidade de olhar para os outros ou, pior ainda, de os mencionar constantemente.

O nosso carácter cavalheiresco reflete-se na nossa abordagem ao mundo dos negócios, uma vez que não dispensamos os valores de comportamento e responsabilidade. No entanto, não toleramos a utilização da nossa marca como um chamariz para atrair atenções ou ganhar credibilidade, que deve ser conquistada através de ações concretas e da demonstração de um valor real.

Acreditamos firmemente que a diferença entre as outras marcas e nós é significativa e inegável, tanto em termos de qualidade do produto, como de experiência e conhecimento da indústria. Continuaremos a concentrar-nos na nossa missão de fornecer soluções de alta qualidade aos nossos clientes, mantendo a nossa posição de líder da indústria e investindo na investigação e desenvolvimento para inovar constantemente a nossa gama de produtos.

“Mantemos um foco único na nossa própria marca e não temos parcerias diretas ou indiretas com qualquer outra empresa ou marca” “Estamos a trabalhar ativamente no desenvolvimento de pneus cada vez mais sustentáveis, capazes de proporcionar um elevado desempenho sem comprometer o ambiente” “A simples origem geográfica de uma empresa não confere, por inerência, uma qualidade de produto idêntica, nem garante resultados rápidos”
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