No âmbito do V Fórum Agricultura 4.0, o SFCOLAB dinamizou um conjunto de ações de demonstração em campo.
A iniciativa, realizada no segundo dia do V Fórum Agricultura 4.0: Evento Final SmartFarm 4.0, permitiu dar a conhecer o trabalho desenvolvido por diversos consórcios d0 sector hortícola e viticultura, explorando novas oportunidades para a agricultura.
Na manhã do dia 1 de julho foram demonstradas tecnologias associadas a três projetos de horticultura, nos campos de produção da Emergosol:
• PestNu: O projeto segue as estratégias Farm to Fork e Green Deal para alcançar um equilíbrio novo e melhorado entre a natureza, os sistemas alimentares e a biodiversidade, através da implementação e demonstração de tecnologias digitais baseadas em observação da Terra e práticas agroecológicas para reduzir o uso de pesticidas e fertilizantes. Food Sustainable Index (FSi) é uma ferramenta que foi desenvolvida no âmbito do projeto H2020 PestNu para calcular as emissões de CO2 e as pegadas das culturas para a rastreabilidade dos alimentos.
• Soil Life First: O SoiLife1st - Adaptação de sistemas produtivos em contexto de alterações climáticas pretende devolver a capacidade produtiva aos solos, garantir mais e melhor água disponível e aumentar a resiliência dos ecossistemas.
• HPDrones: Demonstração em campo de vários equipamentos de agricultura de precisão e do uso de drones na agricultura abordando diversas funcionalidades.
Ação de demonstração para a horticultura
Já durante a tarde, o INIAV – Estação Vitivinícola Nacional acolheu uma ação de demonstração para a viticultura. Durante esta ação foram demonstradas tecnologias associadas a quatro projetos:
• SmartFarm4.0: O Smart Farm 4.0, Soluções inteligentes para uma agricultura sustentável, preditiva e autónoma é liderado pela Tomix e teve como objetivo conceber e desenvolver soluções acessíveis com base nas tecnologias da indústria 4.0. Esta demonstração deu a conhecer o eixo do PPS3, com a apresentação de um sistema robótico autónomo e modular.
• DigiFarm2all: Ação de demonstração de um piloto tecnológico de baixo custo para a gestão da rega e fitossanidade na vinha e maturação da uva, enquadrado no âmbito do projeto DigiFarm2all – sustentabilidade e democratização da Agricultura 4.0.
• Aplicações de deteção remota e voo de drones: Utilização e aplicação de deteção remota na agricultura, com ênfase nos comportamentos espectrais da vegetação e índices de vegetação. Apresentação de um caso de estudo real e breve comparação entre o potencial da utilização de imagens satélites e drones na agricultura e com demonstração de voo drone.
• HIBA: Apresentação do demo lab para a vinha, com diferentes sensores proximais, enquadrado dentro do projeto HIBA (Hub Iberia Agrotech), uma iniciativa luso-espanhola que visa a criação de um ecossistema pluri-regional para a agrodigitalização através dos DIHs.
Ação de demonstração para a viticultura