Nunca se esqueça que a violência não pertence ao mundo do desporto. É este o foco da mensagem que a BKT, patrocinadora de muitas modalidades desportivas em todo o mundo, pretende transmitir na sequência do debate mundial sobre o racismo.
“Como patrocinador envolvido em várias modalidades desportivas, temos a responsabilidade de promover os valores fundamentais da inclusão, do respeito e da igualdade. O desporto, no seu melhor, representa uma arena onde as pessoas podem unir-se, competir e celebrar a diversidade sem qualquer tipo de discriminação”, afirma Rajiv Poddar, co-CEO da BKT e coordenador global das iniciativas empresariais relacionadas com o desporto.
“Por conseguinte”, continua o executivo, “o racismo no desporto representa uma ferida que deve ser enfrentada com determinação e união, trabalhando em sinergia com atletas, adeptos, clubes desportivos e patrocinadores, porque não há dúvidas de que o desporto pode ser um meio poderoso para a mudança social e e só é possível vencermos este jogo de civilização em conjunto. Sabemos que ainda há muito trabalho a fazer e a BKT está absolutamente pronta para desempenhar o seu papel.”
Rajiv Poddar recorda que “o racismo não tem lugar no nosso ideal de desporto e devemos esforçar-nos para o superar em todas as suas formas”. Assim, a BKT acredita que a sociedade no seu conjunto pode criar um futuro em que o desporto represente verdadeiramente a diversidade, em que todos os atletas e todos os adeptos possam desfrutar do espectáculo sem receio de discriminação ou preconceito.
"É fundamental promover a diversidade e a igualdade no desporto, tanto através de políticas concretas, como de um diálogo aberto e contínuo. Só assim poderemos ultrapassar as barreiras do racismo e criar um futuro onde o desporto seja uma oportunidade de inclusão e inspiração para todos".