A Yara International anunciou que vai construir uma nova unidade de produção global para produtos de nutrição vegetal especializados e bioestimulantes concebidos para aumentar os rendimentos e melhorar a qualidade.
A fábrica vai ser uma das maiores do mundo para estes produtos, cruciais para alcançar a segurança alimentar e combater as alterações climáticas.
A nova fábrica vai oermitir à empresa aumentar a presença no negócio da nutrição vegetal especializada, um dos mercados de mais rápido crescimento na agricultura. As vendas dos produtos especializados em nutrição vegetal e bioestimulantes da YaraVita quintuplicaram nos últimos 20 anos.
Estes produtos são formulados para satisfazer as necessidades específicas das culturas ao longo da estação de crescimento e para as ajudar a aumentar a resistência às alterações climáticas.
A fábrica, que será construída perto das atuais instalações em Yorkshire, no Reino Unido, permitirá duplicar a capacidade dos produtos YaraVita quando a instalação estiver operacional, segundo as previsões, no final de 2025, e expandir ainda mais a capacidade de produção, se necessário. Praticamente toda a produção da fábrica será exportada para mercados de todo o mundo.
“Os nossos produtos especializados de nutrição vegetal ajudam os agricultores a aumentar o rendimento e a qualidade sem aumentar a utilização dos solos. Isto não só beneficia os agricultores, como é bom para o planeta”, afirma Monica Andres Enriquez, Vice-Presidente Executiva para a Europa da Yara International.
"Não admira que este mercado esteja a crescer exponencialmente. No meio dos actuais desafios de segurança alimentar e alterações climáticas, é mais importante do que nunca alimentar o mundo com alimentos nutritivos e, ao mesmo tempo, proteger o planeta", acrescenta.
Foram efectuados cerca de 3 mil ensaios para testar a qualidade dos produtos YaraVita. Estes resultaram em rendimentos mais elevados, normalmente com um aumento de 3-8% e até 30%. Os rendimentos mais elevados e a melhoria da qualidade das culturas aumentam a rentabilidade dos agricultores e o retorno do investimento.