Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

FPT Industrial traz o ciclo completo de biometano na agricultura à Agrishow 2023

17/05/2023

A FPT Industrial, pioneira e líder no desenvolvimento de motores a combustível alternativos com mais de 20 anos de experiência e mais de 80.000 motores a gás natural vendidos globalmente até ao momento, apresenta na Agrishow 2023 o ciclo completo de biometano na agricultura.

Durante a feira, realizada em Ribeirão Preto (São Paulo, Brasil), de 1 a 5 de maio, a marca também mostrou uma linha completa de tecnologias e soluções para implementar produção independente de energia e um ciclo virtuoso agrícola de pegada carbono zero.

Stand FPT Industrial na Agrishow 2023
Stand FPT Industrial na Agrishow 2023.

O NEF 6 de seis cilindros para geração de energia, Cursor 11 para maquinaria agrícola, unidades de energia industrial (IPU) para aplicações móveis e fixas e os motores remanufaturados Original Reman FPT Industrial completam a exposição no stand da FPT Industrial. Outros produtos importantes do amplo portfólio da empresa foram exibidos pelos parceiros Case IH com o motor S8000, Horsch com o N67, IVECO com o Cursor 13 Euro VI, New Holland Agriculture com o N67 a Gás Natural e Marcher com o N45 na configuração de injeção mecânica.

Independência da energia agrícula com o biometano 

Protagonista de um futuro ambiental e economicamente sustentável, a FPT Industrial está a acelerar os motores a gás natural e biometano como solução para a agricultura do Brasil e da América Latina. A ampla disponibilidade de bioenergia e biocombustíveis renováveis na região encontra a combinação perfeita com custos operacionais mais baixos, desempenho semelhante ao diesel e redução de emissões relevante, garantida pelos motores a biometano da FPT Industrial.

Para permitir que os agricultores conheçam e apreciem a ampla variedade de benefícios que a independência energética pode trazer, a FPT Industrial apresentou no seu estande uma experiência virtual e envolvente do ecossistema de biometano e o seu ciclo virtuoso de pegada carbono zero.

As tecnologias da FPT Industrial possibilitam o uso de biometano autoproduzido em fazendas e indústrias rurais sustentáveis. Os clientes podem usar biometano produzido através de resíduos animais ou biomassa para abastecer máquinas como o trator T6 Methane Power da New Holland, e equipamentos como motobombas, unidades de energia e geradores de energia, além de camiões IVECO Natural Power. O resultado é uma total independência energética, mais uma redução imediata da pegada de CO2.

Com a faixa de potência mais ampla no mercado, de 75 hp a 460 hp, até 30% de economia no custo do combustível, intervalos de manutenção compatíveis com as versões a diesel e emissões de ruído menores em comparação ao diesel, os motores NG da FPT Industrial são compatíveis com GNL, GNV e biometano.

Gás Natural para regeneração de energia

Com mais de 2 milhões de unidades produzidas, a melhor potência na classe e desempenho de torque, consumo de combustível e confiabilidade, os motores da série NEF têm uma ampla variedade de opções em configurações de quatro cilindros (NEF 4) e seis cilindros (NEF 6) e são usados em mais de 1.800 aplicações em todo o mundo, incluindo propulsão dentro e fora da estrada, aplicações marítimas e geração de energia.

Compatível com GNV, GNL e biometano, o NEF 6 NG em exposição na Agrishow 2023 é a versão a gás natural da série NEF para geração de energia, projetada especificamente para a América Latina, entregando de 130 kW a 150 kW de potência e apresentando desempenho perfeitamente equivalente a uma unidade a diesel.

O NEF 6 NG usa tecnologia de combustão estequiométrica para garantir o melhor consumo de combustível da classe e menores níveis de ruído do que unidades a diesel, reduzindo os custos e as emissões de operações agrícolas. Entregando todas as vantagens de ICEs tradicionais, o NEF 6 NG tem menor TCO do que motores a diesel.

Soluções para a maioria das aplicações exigentes

A série Cursor está no coração de máquinas agrícolas médias e grandes devido a um design robusto que permite tarefas extremamente intensivas numa ampla variedade de aplicações agrícolas. Com potência de 310 kW e 320 kW, o motor Cursor 11 caracteriza-se pelo alto desempenho numa construção compacta, resposta superior e baixo consumo de combustível, resultando em robustez e fiabilidade em todas as condições de trabalho.

T6 Methane Power da New Holland equipado com motor N67 NG da FPT Industrial
T6 Methane Power da New Holland equipado com motor N67 NG da FPT Industrial

Ao combinar alta eficiência e alta produtividade, o Cursor 11 é a solução ideal para satisfazer a procura por sistemas de propulsão de última geração do agronegócio, para máquinas a serem utilizadas em todas as etapas da produção, da plantação à colheita.

O poder da inovação

Como parte do pacote de soluções para agricultura, a FPT Industrial apresentou na Agrishow 2023 a sua Unidade de Potência (IPU) na configuração de potência de 100 hp, apresentando uma série de inovações para lidar com uma ampla gama de aplicações. Esta solução compacta e pré-montada integra os principais acessórios de motor, sistemas de arrefecimento e filtro de ar, com velocidade variável e em conformidade com a regulamentação de emissões PROCONVE MAR-I do mercado brasileiro.

A instalação é simples graças a rigorosos testes de dinâmica de fluidos, disposição do sistema e posicionamento dos sensores. Um conjunto de opções úteis como alternadores, motores de arranque, conjunto de arrefecimento e filtro de ar oferece mais flexibilidade ao cliente, tornando-o ideal para equipamento fixo ou móvel, como tratores, máquinas de colheita, pulverizadores, máquinas de construção civil, gruas, perfuradoras e britadores, entre outras aplicações.

O resultado é uma solução totalmente inteligente e compacta, com disponibilidade de alta potência e resposta de torque garantido nas condições operacionais mais severas.

Sustentabilidade e economia entram em campo

O conceito de economia circular promovido através do ciclo de biometano encontra outra aplicação na agricultura com a linha Original Reman da FPT Industrial de motores remanufaturados, uma combinação perfeita de sustentabilidade e desempenho.

O processo de remanufatura responde a todas as especificações técnicas e de aprovação de novos motores FPT, com uma garantia de fábrica de um ano. A linha Original Reman da FPT cobre mais de 70 modelos de motores Functional e Long Block, desde o S8000, NEF (N45 e N67) e série Cursor (Cursor 9 e Cursor 13).

Devido ao Original Reman da FPT, os agricultores podem contar com um produto com TCO reduzido, custos operacionais menores, disponibilidade imediata e impacto ambiental reduzido.

Na Agrishow 2023, a FPT Industrial expõe o Cursor 9 Reman, um motor altamente produtivo e confiável, amplamente adotado em uma série de equipamentos agrícolas e de construção de primeira classe.

“Como produtores e desenvolvedores líderes no mundo de motores a gás natural, estamos conscientes de nossa função no futuro sustentável da agricultura”, diz Marco Rangel, vice-presidente da FPT Industrial para a América Latina. “E temos orgulho de apresentar, junto com nossos parceiros, nosso passeio virtual no ecossistema de biometano aqui em Ribeirão Preto, já que o Brasil e toda a América Latina são os ambientes ideais para permitir que essas tecnologias sustentáveis e imediatamente viáveis prosperem para benefício dos agricultores e de todo o segmento agrícola”.

REVISTAS

FNA24Olival 2024Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial