'Agricultores inteligentes para uma agricultura inteligente' foi o tema central do seminário organizado pelo Conselho Europeu dos Jovens Agricultores (CEJA) e pela Associação Agrária de Jovens Agricultores (ASAJA) e que contou com a presença da Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP).
Em debate estiveram os desafios atuais que se colocam aos Jovens Agricultores europeus, com destaque para o papel da cadeia de valor agroalimentar, os desafios da agricultura europeia a par das alterações climáticas, a digitalização e a agricultura inteligente, bem coomo a política de sustentabilidade dos Jovens Agricultores europeus.
Criado em 1958 por seis organizações nacionais, o CEJA representa atualmente 2 milhões de jovens agricultores na Europa, encontrando-se em 27 Estados-membros da UE e conta com 32 membros de Organizações Nacionais, incluindo um membro observador da Sérvia.
Esta entidade mantém um contacto regular com organizações, instituições de jovens agricultores e associações de toda a Europa, bem como de outros continentes.
A AJAP integra o CEJA desde 1983.