Informação profissional para a agricultura portuguesa
O grupo alemão ampliou a sua gama com tratores standard e especializados

20 anos desde a aquisição da Renault Agriculture pela CLAAS

24/02/2023

A 23 de fevereiro de 2023 cumprem-se 20 anos desde que a CLAAS adquiriu uma participação maioritária na Renault Agriculture, a divisão de tratores do Grupo Renault.

Patrick Faure e Helmut Claas assinaram o acordo a 23 de Fevereiro de 2003
Patrick Faure e Helmut Claas assinaram o acordo a 23 de Fevereiro de 2003.
A 23 de Fevereiro de 2003, na véspera do SIMA, Helmut Claas e Patrick Faure, membro do Conselho de Administração da Renault S.A., assinaram um acordo histórico, não só para ambas as empresas, mas também para todo o sector da mecanização agrícola mundial.
A CLAAS, um dos maiores nomes do mundo da colheita, assumiu uma participação maioritária na Renault Agriculture e tornou-se um fornecedor de sistemas completos, acrescentando tratores standard e especializados à sua gama de produtos para complementar o bouquet da insígnia XERION, fabricado em Harsewinkel (Alemanha).
Algumas semanas mais tarde, no final de abril, a aquisição escalonada foi aprovada pelo Gabinete da Concorrência, e só em 2008 é que a aquisição completa seria formalizada.
Uma das áreas de teste na fábrica de Le Mans
Uma das áreas de teste na fábrica de Le Mans.
Antes disso, porém, a partir de 1 de outubro de 2003, a fábrica em Le Mans (França) começou a mudar o cor de laranja Renault para verde prado, e um mês depois todos os modelos para mercados novos e emergentes saíram da linha de montagem nas cores corporativas da CLAAS. Com a gama completa de produtos, o fabricante alemão conseguiu apresentar na Agritechnica 2003 uma “gama completa de produtos moderna”.
Além dos tratores standard e especializados, foram apresentados a ceifeira-debulhadora Lexion 500, o cortador de relva Cougar e a última geração do potente trator Xerion. Também no final de 2003 foi iniciado o desenvolvimento do trator Axion 800, que foi acrescentado à gama três anos mais tarde. Este foi o primeiro passo para a substituição gradual da gama de produtos Le Mans: com o tempo, os históricos Celits, Ares e Atles da Renault passaram a chamar-se Arion e Axion - nomes de produtos que inauguraram uma nova era.

Ampla gama de tratores

Os novos tratores Arion e Axion abriram caminho a numerosas inovações premiadas: o terminal Cebis de alto contraste para o Axion e, mais tarde, também para as séries Arion 500 e 600; a cabine Panorâmica para o Arion 400; o Axion Terra Trac, o primeiro trator semirrígido com suspensão total; Telemática para gestão de frotas; e Cemos, o sistema de autoaprendizagem baseado no diálogo para assistência ao operador e otimização de processos para Arion e Axion CMATIC.
Os tratores CLAAS de Le Mans também bateram recordes: em 2013, o Centro de Testes DLG testou o Axion 950 de 416 hp e mediu um recorde de potência de tração de 242 kW, tornando-o o trator standard mais potente do mundo. No teste DLG PowerMix, o trator superou a média de todos os tratores anteriormente testados em 15,6% com um consumo de combustível de apenas 249 g/kWh.
Os tratores standard numa vasta gama de potências são fabricados em Le Mans
Os tratores standard numa vasta gama de potências são fabricados em Le Mans.
Estes e outros sucessos podem ser atribuídos a uma equipa de desenvolvimento que trabalha nos centros de todo o Grupo, cujo objetivo principal é construir os tratores mais eficientes e produtivos para agricultores em todo o mundo. A perícia dos rastos Terra Trac e a inteligência do sistema e processo Cemos da CLAAS Industrietechnik em Paderborn são combinadas com a perícia eletrónica da CLAAS E-Systems em Dissen e a capacidade padrão de desenvolvimento de tratores em Vélizy. Juntos, já estão a investigar e a desenvolver a próxima geração de tratores de Le Mans.

80 milhões de euros investidos

A CLAAS está também a implementar processos de produção e locais de trabalho ergonómicos de última geração. Desde 2003, foram implementados projetos de modernização no valor de mais de 80 milhões de euros. O maior e mais importante destes foi a iniciativa CLAAS Forth, que levou a produção a um novo nível quando foi lançada, no final de 2020.
A fábrica de Le Mans é agora uma das mais modernas do mundo, com sistemas de transporte sem condutor (conhecidos como veículos guiados autónomos ou AGV) e inteligência artificial (IA) em logística. Um novo centro de visitantes inspirado no Technoparc em Harsewinkel foi também recentemente inaugurado.
O objetivo deste ano é atingir o marco simbólico de 200 mil tratores produzidos em Le Mans
O objetivo deste ano é atingir o marco simbólico de 200 mil tratores produzidos em Le Mans.

Objetivo em Le Mans: 200 mil tratores

Enquanto o 150.000º trator standard CLAAS deixou a fábrica de Le Mans na Primavera de 2019, o fabricante espera atingir a marca dos 200 mil neste 20º aniversário.
Atualmente, mais de 60 modelos de 75 a 445 cv são produzidos em Le Mans, desde simples tratores para mercados com normas de emissões menos rigorosas, até ao Arion 400 de grande volume, principalmente para o mercado europeu, e ao grande trator Axion 900 Terra Trac de alta tecnologia para o mercado global. Os tratores são atualmente exportados de Le Mans para 80 países de todo o mundo, incluindo a América do Norte, a partir de 2019.

20 anos de CLAAS em Le Mans

  • 23 de fevereiro de 2003: CLAAS assina um acordo para a aquisição de uma participação maioritária na Renault Agriculture.
  • 1 de outubro de 2003: Saída dos primeiros tratores standard CLAAS com cor verde prado de Le Mans.
  • 1 de novembro de 2003: Todos os tratores são agora produzidos nas cores da CLAAS.
  • 9 - 15 de novembro de 2003: A CLAAS participa pela primeira vez na Agritechnica como fornecedor de uma vasta gama de tratores desde Celtis, Ares e Atles até Xerion.
  • 2006: Lançamento da série AXION 800 completamente redesenhada com transmissão Hexashift e terminal Cebis.
  • 2007: As novas séries Arion 500 e 600 rejuvenescem a gama de tratores Le Mans. O Axion 800 está agora disponível com transmissão contínua CMATIC como uma alternativa à transmissão Hexashift powershift.
  • 2008: A aquisição da divisão de tratores da Renault está concluída.
  • 2008 - 2010: Instalação de uma nova cabina de pré-montagem e de uma nova oficina de pintura.
  • Fevereiro de 2011: Apresentação da nova série Axion 900 de grandes tratores com controlo multifunções CMOTION na SIMA em Paris.
  • 2012: Lançamento das novas séries Arion 500 e Arion 600.
  • 2013: O Axion 950 estabelece um novo recorde de potência para tratores standard a 325 cv, tornando-o no trator mais potente do mundo.
  • Novembro de 2013: Estreia do Arion 500/600 CMATIC com EQ200 de transmissão contínua da CLAAS Industrietechnik.
  • 2014: Lançamento da nova série Arion 400 com a inovadora cabina Panorâmica.
  • 2016: Em cooperação com a revista comercial “tração”, CLAAS desmantela um Axion 920 usado para analisar as suas peças individuais.
  • Novembro 2017: Medalha de prata na Agritechnica por duas inovações: o Axion 900 Terra Trac e Cemos para tratores, o primeiro sistema de autoaprendizagem baseado no diálogo para apoio ao operador e otimização de processos.
  • Primavera de 2019: o 150.000º trator rola da linha de produção em Le Mans.
  • A partir de 2019: modernização da fábrica com enfoque na linha de montagem principal, logística e gestão da produção como parte do programa de investimento “CLAAS Forth”. A 'fábrica do futuro' abre oficialmente em maio de 2021.
  • 2021: O Axion 960 CMATIC com Cemos é designado Trator Sustentável do Ano.
  • Setembro de 2022: A nova Academia Central abre as portas em Le Mans.

REVISTAS

57º Agro - abril 2025

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    18/12/2024

  • Newsletter Agriterra

    11/12/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial