A BKT voltou a fazer outra espetacular exposição mediática para mostrar o seu ambicioso plano de negócios até 2026, que visa atingir um volume de negócios de 2 mil milhões de dólares e uma produção anual de 600 mil toneladas métricas.
A BKT realizou uma extensa conferência de imprensa em Mumbai (Índia) onde detalhou o seu plano de negócios para os próximos três anos, com um objetivo inequívoco: duplicar o volume de negócios e atingir 2 mil milhões de dólares. Aumentar a capacidade de produção, reforçar a rede de distribuição e continuar a promover a marca serão as principais linhas de ação, de acordo com o CEO, Arvind Poddar.
“Mas nada disto será possível, como tem sido desde que a empresa foi fundada em 1987, sem a fantástica equipa que temos na BKT. Gostaria de agradecer a todas as pessoas que fizeram ou fazem parte dela. Obrigado por partilharem o meu sonho e por fazerem da BKT a marca global mais admirada na indústria de pneus off-the-road”, sublinhou o executivo.
Para isso contribui o facto de ter em Bhuj “a fábrica de pneus radiais agrícolas com mais capacidade no mundo”, nas suas próprias palavras. Agora, anunciou a construção de uma nova fábrica dentro do complexo Bhuj em resposta à crescente procura global de pneus, porque a BKT não vê “sinais de abrandamento nos próximos cinco anos”.
As instalações de Bhuj, no coração da província de Gujarat, no noroeste da Índia, concentram toda a produção que a BKT exporta para mais de 150 países. Os atuais 262 hectares são o dobro dos 123 hectares que tivemos a oportunidade de visitar na nossa primeira visita, em 2015.
O espaço inovador tem também um laboratório de engenharia, utilizado para medir o desgaste dos pneus de acordo com os seus componentes; o 'Compounds lab', utilizado para experimentar componentes e testar as suas propriedades em pequena escala; e o 'Supernova', simuladores que permitem que os pneus sejam testados 'virtualmente' em condições reais de uso.
Uma menção especial para o 'Extreme Center', um centro de testes onde cada pneu é testado nas condições mais extremas. Atualmente, a fábrica tem seis plataformas de resistência em que os pneus passam um mínimo de 47 a um máximo de 120 horas, e estão expostos a diferentes velocidades e pressões, dependendo das suas especificações e das normas internacionais que devem cumprir.
Mais produtos em vários sectores
Agro e Silvicultura. Nova série de pneus Forestmax extremamente robustos, com três cintas de aço e oito camadas de componentes.
Industrial. Lançamento de uma nova gama de pneus de substituição, com um grande número de referências, para camiões todo-o-terreno. A produção em Bhuj irá começar em breve. Além disso, foi também anunciada uma nova gama, ainda sem nome, de pneus sólidos para veículos de demolição, mineração e logística. Irá também lançar dois novos tamanhos dos seus radiais Earthmax para dumpers e camiões basculantes, o SR 46 S e o tamanho 40.00 do R57. A estes juntar-se-á, em agosto, o maior pneu da sua categoria, o Earthmax SR R3 L5 60/80 R57, que permite cargas de até 180 m3 a 10 km/h. Desenvolvimentos como estes permitiram a uma empresa indiana receber pela primeira vez o prémio Caterpillar Excellence Supplier.
Além disso, a empresa é o fornecedor oficial, com os seus pneus Monorib, da espetacular rede de monocarris que está atualmente em construção na cidade indiana de Mumbai, a sede da BKT.